26 Fevereiro 2013 - 11:32

Áudio: “Não temos capacidade para essa comunidade carcerária” avisou Rubem Natário

Arquivo - aquiacontece.com.br
Delegado afirmou que a DRP de Penedo tem capacidade para 24 presos e atualmente possui 77

Na primeira quinzena deste mês, a Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol), denunciou a superlotação da regional de Penedo, além disso, a entidade que representa os delegados alagoanos protocolou oficialmente o comunicado a secretaria de Defesa Social. E nesta manhã de terça-feira, o delegado Regional de Penedo, Rubem Natário, reafirmou o risco eminente que a delegacia passa. 

Natário é titular da regional de Penedo, responsável por atender a área 2, que abrange as cidades de São Brás, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Sebastião, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe. Por falta de efetivo policial e até carceragem, presos desses municípios são direcionados para Penedo. Com isso, a delegacia que tem capacidade para 24 presos, encontra-se com superlotação, 77presos.

Para falar sobre esse assunto, Rubem Natário concedeu entrevista ao âncora do Programa Vida Real da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), Luiz Carlos. De acordo com o delegado, a regional de Penedo possui capacidade para 24 presos, e hoje possui 77. “Tivemos que transformar outros compartimentos do prédio em xadrez. Aqui possui presos que não podem ficar com os outros encarcerados. A exemplo das mulheres, que hoje são seis. A delegacia está superlotada, em breve não teremos onde colocar mais presos”, desabafou o delegado Rubem Natário.

DivulgaçãoPolícia Judiciária ou carcerária?

Ainda segundo o delegado, atualmente os agentes lotados em Penedo, estão trabalhando unicamente para cuidar de presos. “Os agentes e os escrivães da nossa regional trabalham para cuidar dos encarcerados. É preso que adoece, preso que precisa ser transferido, também tem o período de visitas, aqui estamos apenas cuidado deles”, confessou Rubem Natário, acrescentando que está muito preocupado com essa situação. Ele ainda afirmou que já pediu ao Delegado Geral para resolver esse problema, e até agora não recebeu resposta.

Casa de Custódia

Natário explicou que a sua sugestão é que o Prédio da 7ª Delegacia Regional de Penedo seja transformado em casa de Custódia. “Já pedi ao delegado que transforme a delegacia em Casa de Custódia, assim ela passaria por uma reforma, onde poderia receber de 90 a 120 presos, com estrutura para tal”, observou.

“A delegacia municipal, a plantonista e a distrital seria em outro prédio. Desta forma, a Polícia Civil exerceria sua função, inquéritos, investigações, confecção de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), essa é o nossa função. E os presos da Casa de Custódia ficariam sob a responsabilidade do Sistema Penitenciário do Estado. Da maneira que está, a população carcerária vem aumenta e estamos preocupado com essa situação”, explicou Rubem Natário.

Reunião em Arapiraca

O delegado ainda informou que nesta quarta-feira (27), vai acontecer uma reunião com membros da Cúpula de Segurança do Estado, em Arapiraca, e que ele vai pedir providências urgentes para essa problema. ”Amanhã teremos uma reunião onde vai estar um representante da secretaria de Defesa Social, o comandante de área da Polícia Militar, o diretor da Polícia Judiciária da Área 2, que pertence a Penedo, além de todos os delegados regionais que atual nessa região, onde vamos tratar desse assunto. Vou pedir uma solução imediata para a Delegacia Regional de Penedo”, concluiu Rubem Natário, delegado titular da 7ª Delegacia Regional de Penedo.

População carcerária de Penedo

71 homens
6 mulhesres
Total: 77 detentos
Capacidade máxima de apenas 24 detentos

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • Jango Deviam fazer um presidio em penedo, tem um presidio em arapiraca, porque não aki?
  • alguem É jango tem que ser feito um presidio em penedo poque não é todo mundo que tem condição de sair daqui para maceio dormir na porta para pegar ficha para entra sem falar na humilhação e no transporte para voltar que nem sempre tem é preciso tomar providencia para o bem das familias e não dos presos.
  • alguém sou mae de presidiario por mais que meu filho error não importa preciso ver ele mais não tenho condiçães de sair daque para maceio nem financeira nem mental por tanta humilhação queria muito que fose feito um aqui eu agradeceria muito.
  • coringa O bom mesmo é seu filho "alguém" tomar vergonha na cara e deixar de dar preocupações a você. Penedo tem que ter é mais empregos e não peste de casa de custódia.
  • alguem coringa se preocupe mais com a sua vida e deixei a minha de lado e se tiver filho cuide muito bem dele pra ele não pagar pela sua lingua que o dia de amanha so pertence a DEUS tome vergonha na cara vc e respeito pelo proximo pelo menos meu filho ta preso mas nunca direspeito nem vc nem sua mãe.
  • revoltada tem gente que não tem mesmo o que fazer entra no saite so pra humilhar uma mãe de familia que ja passa por tantos problemas é vc falor bem coringa penedo precisa de emprego principalmente´pra vc e trabalhar e deixa a vida dos outros,e a vc alguem que deus te abénçoi e te proteja e te conforte.amém
  • com carater Concordo com O CORINGA, Alagoas precisa e de EMPREGO."ALGUEM", deixe seu filho apodrecer na cadeia e pagar um pouco pelo crime que ele cometeu!!! Parece que ela tem orgulho de ser mae de presidiario! DEUS DOS CEUS!!!!
  • ALGUÉM com carater meu filho vai sair logo com fé em DEUS viu não tenho orgulho de ser mãe de presidiario mais mãe é mãe e ele ja ta pagado pelo que fez e eu amo meu filho peça muito a DEUS pra nunca chegar nesse ponto por que o dia de amanha só pertece a DEUS e eu nunca imaginei que ia em um lugar dequele
  • vanessa pois é tem muita gente no mundo sem coração e sem amor a DEUS porque não saber nem o que é amor de mãe mais é assim mesmo senhor espero pelo seu jugamento que o da terra é imundo, quem nunca error atire a primeira pedra e se indentifique pra aparecer os erros.