26 Fevereiro 2018 - 15:12

Solenidade na Prefeitura de Penedo oficializa doação de terreno para construção do Campus Ufal

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira, 26 de fevereiro

Em uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 26 de fevereiro, no salão de despachos da Prefeitura de Penedo, foi oficializada a doação do terreno onde em breve deverá ser construído o Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) da cidade ribeirinha.

Presente à solenidade, a reitora Maria Valéria Costa Correia falou sobre a importância da legalização da doação, com todos os tramites cartoriais, para que as obras possam começar, beneficiando centenas de estudantes que há algum tempo sonham com a construção do Campus Penedo.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, pois estamos dando mais um passo importante para a concretização desse sonho. A Ufal só tem a agradecer a todos os envolvidos nesse processo e ao prefeito Március Beltrão e equipe, pois foi ele o grande intermediador dessa doação”, declarou Valéria Correia em entrevista ao repórter Rafael Medeiros do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

O chefe do Executivo municipal, por sua vez, relembrou durante a solenidade toda a luta travada ainda em seu primeiro mandato como prefeito para conseguir trazer a Ufal para Penedo, evitando assim que muitos estudantes deixassem a cidade ribeirinha para estudar em outros centros educacionais do país.

“Está segunda-feira, 26 de fevereiro, é um dia histórico para Penedo! Estamos iniciando a semana com mais essa boa notícia para o nosso povo. Era só isso que estava faltando para que o Campus Penedo da Ufal saísse do papel. Não tenho dúvidas de que com a ajuda de todos, muito em breve, nossa cidade terá um prédio amplo, com toda infraestrutura necessária para atender a toda essa região. Se depender de nós, Penedo será sempre referência em educação”, declarou Marcius Beltrão.

O terreno, com cerca de 7,5 hectares, é localizado às margens da AL-110, saída de Penedo no sentido Arapiraca, próximo ao Antigo Sesi. Ele foi doado pelo empresário Stélio Darci Cerqueira, após ser incentivado por seus filhos. Um deles é o deputado estadual Sérgio Toledo. Atualmente, a Unidade de Penedo abriga cinco cursos de graduação: Engenharias de Pesca e de Produção, Turismo, Ciências Biológicas e Sistema de Informação. A ideia é que no futuro próximo, o número de cursos oferecidos na cidade suba para dez ou doze.

Garantia de recursos

Na última semana, a reitora Valéria Correia, e o vice-reitor José Vieira foram recebidos em audiência pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília. A reunião foi intermediada pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A audiência com o Mendonça Filho tratou de liberação de recursos para as Instituições de Ensino Superior em Alagoas. Das obras discutidas nessa reunião, a construção de um campus em Penedo foi a que teve uma resposta mais próxima por parte do ministro da Educação. “O ministro Mendonça Filho tem agenda no Estado no início de março, para inaugurar obras do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, ele deve anunciar o início da obra do Campus Penedo da Ufal”, destacou Valéria Correia.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯