28 Março 2024 - 10:22

Com percurso inédito, Procissão do Encontro reúne fiéis em Penedo

Giraldo Freitas - aquiacontece.com.br
A celebração simboliza a 4ª estação da via sacra,

Denominada como uma das mais belas e tradicionais manifestações religiosas da Igreja Católica, a Procissão do Encontro ocorreu na noite desta quarta-feira, 27 de março, no município de Penedo e, como de costume, contou com a participação de milhares de pessoas.

A celebração, marcada pelo encontro entre Bom Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, simboliza a 4ª estação da via sacra, quando Maria encontra Jesus Cristo a caminho do Calvário.

Assim como nos anos anteriores, a imagem do santo, com a cruz sobre as costas, saiu da Igreja do Senhor dos Pobres e foi venerada pelos fiéis que puderam contemplar, na oportunidade, todo o sofrimento do Salvador. Já a imagem de Nossa Senhora das Dores, com um punhal cravado no coração para simbolizar a dor, foi honrada pelas mulheres que, com muitos cânticos de louvor, participaram da procissão interpretando as figuras bíblicas das "mulheres piedosas".

O encontro entre as imagens ocorreu nas imediações da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Matias. No local, um palco foi erguido para a celebração, que foi presidida pelo bispo Dom Valdemir Ferreira, com a participação de outros padres da Diocese de Penedo.

A programação religiosa continuará nesta quinta-feira, 28, com a Missa da Ceia do Senhor, ocasião em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava os pés de doze homens, recriando a celebração que Jesus fez com seus discípulos na Última Ceia.

Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA (LAVA-PÉS)

19h – Missa do Lava-pés (Instituição da Eucaristia) 20h – Adoração até às 00h

SEXTA-FEIRA (PAIXÃO DE NOSSO SENHOR)

10h30 – Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora 16h – Celebração da Paixão de Nosso Senhor 17h30 – Procissão do Senhor Morto

SÁBADO (VIGÍLIA PASCAL)

19h – Missa da Vigília Pascal

DOMINGO (PÁSCOA)

09h – Catedral Diocesana 17h – Capela Senhor dos Pobres 19h – Catedral Diocesana

Clique AQUI e veja as fotos!

por Redação

Comentários comentar agora ❯