30 Junho 2012 - 11:45

Com poucos fiéis, procissão em louvor a São Pedro acontece em Penedo

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
Pescadores lembraram a passagem da data no bairro Santo Antônio

Com um número bastante reduzido de pessoas foi realizada na tarde desta sexta-feira, 29 de junho, a tradicional procissão em louvor ao santo protetor dos pescadores, o São Pedro. A festa religiosa aconteceu sob a organização da Colônia de Pescadores Z-12 São Francisco de Penedo em parceira com a equipe central da Capela de Santo Antônio, localizada no bairro homônimo.

Sob uma intensa salva de fogos, os fiéis conduziram a imagem do santo, da Capela até as dependências do porto situado na localidade conhecida como Rocheira. De lá, os fieis embarcaram com a imagem pelas águas do “Velho Chico” passando pelas cidades sergipanas de Santana do São Francisco e Neópolis. Membros da Agência Fluvial de Penedo, órgão ligado a Marinha do Brasil, se fizeram presentes para controlar o número de passageiros nas embarcações.

Ao termino da procissão fluvial, os fiéis conduziram a imagem pelas principais ruas do bairro Santo Antônio, conhecido popularmente como “Barro Vermelho”, em direção novamente a Capela de onde teve início à procissão. No local, o padre Jackson Nascimento, realizou uma celebração eucarística pedindo bênçãos ao santo para os fiéis presentes, mostrando aos pescadores os exemplos deixados por São Pedro que apesar de ser um dos grandes homens de fé da história bíblica, chegou a negar Jesus Cristo por três vezes, antes de sua morte.

Um fato lamentavelmente que a cada ano vem sendo percebido durante a realização da procissão de São Pedro, em Penedo, é o reduzido número de pessoas, onde nem mesmo boa parte dos pescadores tem aproveitado esse momento de fé e devoção cristã.

“Fico muito triste vendo tão pouca gente nessa procissão que antes era uma das mais bonitas da cidade. O que me deixa ainda mais revoltada, é ver que ontem (quinta-feira, 28 de junho) centenas de pessoas participaram do forró na sede e menos da metade desse povo participou da procissão. Nem mesmo os pescadores participaram”, desabafou a senhora Maria Petrúcia Duarte, 64 anos de idade, senhora que todos os anos participa da festa.


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • TÔ DE OLHO VIUUU!!!! VERDADE DONA MARIA PETRÚCIA O FORRÓ TAVA TOPADO, A PROCISSÃO QUASE NINGUÉM, LAMENTÁVEL, PESCADOR HOJE PRECISA SER FISCALIZADO TEM UM TAL DE UM DEFESO DANDO DINHEIRO A QUEM NUNCA PESCOU NA VIDA, CADÊ A FISCALIZAÇÃO??? EU QUERO RECEBER TAMBÉM DESSE JEITO PIAU, FISCALIZAÇÃO JÁ, OU ENTÃO CADASTRE TODOS!
  • AMÉRICO NEMÉSIO SE FOSSE MANO WALTER OU OUTRO QUALQUER DA MESMA ESTIRPE COM UMA BANDINHA QUALQUER, SERIA CASA CHEIA DE JOVENS DANDO TRABALHO A POLÍCIA. NÃO TEM PLANO DE SEGURANÇA QUE DÊ JEITO!
  • bv SEU AMERICO FIQUI NA SUA PIS CADA UM FAI ONDE QUER ,CUIDE SE SUA VIDA E DEIXE A DOS UTRS ,QUEM OLHA A VIDA DOS OUTROS ESQUERCI DA SUA
  • Cavalo Quem quer ver e andar com santo de barro nas costas!!! O bom mesmo é curtir um bom show com várias bandas boas.