31 Outubro 2018 - 10:16

Em entrevista, professora de Direito da FRM de Penedo fala sobre como fiscalizar e cobrar ações dos eleitos

Roberta Feitosa - aquiacontece.com.br
Advogada e professora de Direito, Luciana Alves

Até o dia 21 de novembro, o Programa Lance Livre, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) receberá docentes da Faculdade Raimundo Marinho (FRM) de Penedo para falar sobre assuntos relevantes à comunidade ribeirinha.

Nesta quarta-feira, 31, a entrevistada foi a advogada e professora de Direito, Luciana Alves. Na oportunidade, a docente falou sobre como os direitos que a população têm diante da Administração Pública e qual a forma de acompanhar os atos políticos.

A primeira questão levantada foi sobre como fiscalizar os eleitos no período pós eleições. Segundo Luciana, não adianta só reclamar nas redes sociais. “É necessário acompanhar o que acontece depois da eleição. Para começar, é preciso adotar o hábito de observar o papel de cada eleito e não só ficar reclamando nas redes sociais. Nesse contexto, o afinco de cada eleitor-cidadão na fiscalização das eleições tem uma importância incalculável para o futuro seu e de toda a sociedade".

De acordo com a professora, a ferramenta mais hábil de fiscalizar e regularizar a conformidade com o interesse público é usar as ferramentas legais, como o acesso a justiça. “Não podemos tentar pleitear ações sem ingresso no Poder Judiciário. O cidadão deve acompanhar os gestores para saber estão agindo diante das normas constitucionais e caso haja indício de irregularidade, procurar um órgão competente”, disse.

Sobre um órgão em especifico que ajuda pessoas de baixa renda, Luciana falou sobre o Núcleo de Pratica Jurídica da faculdade. “O Núcleo da FRM funciona para pessoas que recebem até dois salários mínimos e que desejam ingressar com ações na área de Família ou Consumidor. Lá, os estudantes estão apostos para atendê-los e posteriormente um advogado ingressará com a ação em juízo”.

A professora aproveitou também a oportunidade para falar sobre o vestibular da faculdade. “A FRM está com inscrições abertas para vestibular 2019.1 para os cursos de Administração, Direito e Pedagogia. Até o dia 8 de fevereiro o candidato pode realizar a inscrição, marcar um horário e se dirigir à instituição para realizar a prova”.

A próxima entrevista da Penedo FM será dia 7 de novembro. Na área da Pedagogia o tema será “Quais os direitos garantidos às crianças com deficiências nos espaços escolares”.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯