07 Julho 2011 - 16:18

Teotônio Vilela será submetido a cirurgia

Assessoria
Visita da presidenta Dilma à Alagoas foi adiada por conta da cirurgia no governador

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), será submetido a uma cirurgia de urgência na manhã do sábado, 09, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do governador, ele sofre de diverticulite e há alguns dias vem sentindo fortes dores, seguidas de febre e cólicas.

A decisão de submeter o governador a um procedimento médico cirúrgico foi da Santa Casa de Maceió que, após realizar uma série de exames no chefe do executivo estadual, verificou que a doença havia se agravado e só com a realização de uma cirurgia o quadro pode ser revertido.

Ainda conforme declaração da assessoria de comunicação do governador, a cirurgia será realizada por meio de videolaparoscopia, que consiste na inserção de uma microcâmera na região do intestino debilitada que será operada.

A recuperação é rápida, mas depende de como o organismo do paciente vai reagir ao procedimento. Téo Vilela deverá ficar fora do cargo por pelo menos cinco dias e será substituído pelo vice-governador José Thomaz Nonô.

A assessoria do governador informou ainda que por conta da cirurgia, o encontro oficial entre o governador e a presidente Dilma Rousseff, prevista para acontecer na sexta-feira, 15 de julho, em Alagoas, foi adiada para uma nova data ainda a ser definida.

O que é diverticulite?

A diverticulite é uma doença comum do intestino, particularmente no intestino grosso, onde ocorre a formação de 'bolsas' (divertículo) no cólon intestinal. A diverticulite é um processo inflamatório em uma desses divertículos.

Em complicações decorrentes da diverticulite, o divertículo inflamado pode romper. Se a infecção espalhar-se para o revestimento da cavidade abdominal (peritônio), isso pode ocasionar peritonite potencialmente fatal.

Algumas vezes o divertículo inflamado pode causar o estreitamento do intestino, ocasionado obstrução. Ainda, a parte afetada do cólon pode aderir à bexiga, ou outro órgão na área pélvica, causando uma fístula, ou comunicação anormal entre o cólon e um órgão adjacente.

A diverticulite afeta mais frequentemente pessoas de meia idade e idosas, porém pode ocorrer em pacientes mais jovens também.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Juliano Macedo Silva Ótima matéria, bem esclarecedora! Parabéns aquiacontece
  • MARCIO E muito engraçado o próprio governador diz que a saúde do nosso estado anda muito bem é referência no país só não entendo o porquê de vossa exelencia ir à são paulo?
  • julia FOI MUITA CANA, CANA MESMO.....
  • wagner aranda da silva VÊ SE VOCÊ TIRA UM TEMPINHO E COMECE A ADMINISTRAR ESSA SAÚDE EM ALAGOAS NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSE DESCASO COM A SOCIEDADE,A ÁREA VERMELHA FOI FEITA PARA DAR MAIS ASSISTÊNCIA E PELO CONTRARIO OS PACIENTES FICAM LÁ ESQUECIDOS COMO SE NADA ESTIVESSE ACONTECENDO OQUE MAIS PRECISA ACONTECER GOVERNADOR PARA ESSA SITUAÇÃO MUDAR ESPERO QUE SUA PESSOA TENHA UM ÓTIMO ATENDIMENTO QUER DIZER CLARO QUE VAI TER A SUA PESSOA VAI ESTAR NAS MÃOS DE UMA GRANDE EQUIPE AO CONTRARIO DAS PESSOAS QUE SAÍRAM DE SUAS
  • wagner aranda da silva GOVERNADOR VAI PARA HOSPITAL SIRIO LIBANES ENQUANTO SEUS ELEITORES MORREM NO (HGE) HOSPITAL GERAL DO ESTADO ENGRAÇADO SER GOVERNADOR!!! PARECE ATÉ PIADA SRº GOVERNADOR.