13 Julho 2011 - 07:46

Câmara de Vereadores de Penedo derruba veto do prefeito à Lei Orçamentária

Cone Freire / aquiacontece.com.br
Vereador Cidoca sustenta tese para derrubar o veto do executivo

Sob clima tenso e com ânimos exaltados a Câmara Municipal de Penedo arquivou nesta terça-feira, 12, durante sessão extraordinária, o veto do executivo municipal à Lei Orçamentária do ano em curso. No início da sessão o presidente da casa de leis pediu para que todos os edis pudessem agir com bom senso e assumisse a responsabilidade sob qualquer ato que viesse travar as ações do poder executivo.

Com parecer conjunto das comissões permanentes de finanças, fiscalização e justiça, o veto foi derrubado por entender os integrantes das comissões que os prazos para o tramite legal do processo de envio do veto, chegou a Câmara de Vereadores totalmente incompatível com o que rege a legalidade, ficando completamente inviável ao menos apreciar o veto em plenário.

Durante as explanações o presidente da comissão de finanças, vereador Alcides Andrade Neto (Cidoca – PR) afirmou em discurso que a ação do executivo foi plenamente inconstitucional e em desacordo com as previsões legais, quando a Câmara recebeu da Procuradoria Geral do Município um ofício fora do prazo e assinado por uma servidora que em nenhum momento informou a justificativa do veto.

Discussões Acaloradas

No calor das discussões, o vereador José Vormil (Bio Idalino – PMN), disse que a Câmara de Vereadores de Penedo nunca passou por situações daquela maneira e que estava se sentindo confuso em relação a muitas decisões de seus pares. “Eu nunca participei de coisas assim aqui nessa casa e sinto vontade a partir de agora é de não votar em mais nada”, desabafou o edil.

Três Andorinhas

Em acordo com os demais integrantes das comissões permanentes, Cidoca sustentou a tese de que o tramite do processo não atendeu aos princípios legais do artigo 35, em seus parágrafos 1º e 2º da Lei Orgânica do Município. “Infelizmente disseram que uma andorinha só não faz verão, mas mostramos que três andorinhas podem fazer”, disse o vereador em conversa com a imprensa.

Descumprimento do Prazo Legal

Nas considerações finais o presidente da casa de leis, Manoel Messias Lima (Messias da Filó - PDT), disse que os prazos foram perdidos ferindo diretamente a constitucionalidade da matéria. “Segundo o vereador tudo que foi exposto pelas comissões está em acordo com a constituição e a Lei Orgânica do Município, não podendo eu dizer que algo está errado dentro dessa justificativa das comissões para o arquivamento do veto. “Faço parte da bancada de sustentação do prefeito Israel Saldanha (DEM), mas sou consciente da minha obrigação e com isso eu tenho um limite para atender ou não, e assim sendo a câmara decide pelo arquivamento do veto”, afirmou Messias que declarou encerrada a sessão.
 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • Luiz Antonio Teixeira O desabafo do nobre Edil Biu Idalino já era de se esperar, ele sempre esteve acostumado a votar de acordo com a maioria que sempre esteve nas mãos do Prefeito e estava à frente das comissões. E agora José? Estamos nos referindo ao José Vormil!
  • ´penedo absurdo,três andorinhas só! certos veriadores precisa é procurar uma lavagem de roupa.
  • MASJ Isto demonstra claramente que a equipe de governo, os secretários então na época responsáveis em articular a problemática do orçamento, não são e não tem habilidade e competência para viabilizar uma articulação política tão elementar, \"básica\", precisam eles, fazer um curso intensivo das leis, normas e regimentos municipais.
  • teimoso esse prefeito é muito do esperto.ñ quer nada, so usar o dinheiro publico sem perstar conta com ninguem kkkkkk.espertinho kkkkkk
  • comentario Na verdade são todos farinhas do mesmo saco !!! Tudo um querendo comer o outro tudo isso por dinheiro é a pura verdade.
  • ednaldo Eu penso assim, se está tudo certo, tem que votar, não interessa o partido, pois o povo não tem nada a ver com partido, nem com conchavos dos vereadores, mas se está errado, tem mesmo é que vetar e devolver para que seja tudo refeito e volte à Câmara certinho, dessa maneira ninguém terá argumento para vetar. Agora se os nobre edis estão colocando os seus interesses acima dos interesses do povo.... temos que ficar de olho neles.
  • jesus ti ama ISSO É UMA VERGONHA, E O POVO DE PENEDO É QUE PAGA POR TANTA PICUINHA; NINGUÉM TEM INTERESSE POR ESSA TERRA, A Ñ SER ACUSAR E METER O PAU, AFINAL ONDE QUEREM CHEGAR? A GENTE É QUE PAGAMOS COM ESSA EPIDEMIA DE \"ESCROQUE\"FAZER O QUE? AFINAL ONDE ESTÁ O AMOR POR PENEDO COM TANTA POLITICAGEM/ MAS DEUS É FIEL, ISSO UM DIA VAI ACABAR.
  • SILVIO não entendo esse cidadao que postou como comntario, ele diz que são todo farinha do mesmo saco, eu gostaria saber se ele leu a materia, os veradores sargento Mariva, dr Raimundo, Biu IIdalino, Ivana toledo e Mario Reis queria votar no projeto fora do prazo esse projeto era dando poderes aao prefeito a remanejar o dinheiro de um secretaria para a outra, ainda bem que os vereadores que representa de verdade o povo de penedo não deixaram foram eles Derivan , cidoca,Bily Marques,Mano e messias
  • JOAO PARABENS MESSIAS DA FILÓ CONTINUE ASSIM NÃO ABAIXE A CABEÇA PRA NINGUEM, VOCE NÃO PRECISA DISSO, UMA CERTA VEZ UM CERTO PREFEITO DE PENEDO DISSE ESSA FRASE, NUNCA ABAIXE A CABEÇA, PORQUER SE VOCE BAIXAR ALGUEM VI ENPURRAR EM VOCE, E VOCE VEREADOR MESSIAS É UM JHOME,ME DE BEM, VOTEI E VOTO MAIS UMA VEZ O SENHOR
  • Joãozinho Penedense Parabéns para os três Vereadores, ágoras e diferente esta Câmara tem Presidente e três andorinhas, pode chorar. Agora o dinheiro do povo vai ser fiscalizado como mando o Regimento da casa. Na Política a matemática de três pode ser maior do que sete. O seriado da Globo e 24horas estreado por Jack Bauer em Penedo agora tem 48horas estreado por Israel Sardinha e Equipe.
  • Milena Vcs lembram? EU ACHO È TÔME.