18 Junho 2010 - 10:12

Deputado sergipano propõe emenda para ponte sobre o Rio São Francisco

Divulgação
Deputado Federal Jackson Barreto (PMDB)

O deputado federal Jackson Barreto (PMDB) apresentou uma proposta de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, que ligará Sergipe a Alagoas através de uma rota litorânea. A idéia é que a obra esteja pronta antes da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.

Como Salvador e Recife vão sediar jogos da competição, a interligação dos litorais de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia deverá trazer muitos turistas a Sergipe, que ganha também mais força para ser uma das sub-sedes.“A obra deve fortalecer muito o turismo na região. Sergipe estará no meio de duas sedes de Copa do Mundo, e havendo infra-estrutura adequada a economia será aquecida, haverá geração de empregos e renda para o Estado, criando toda uma rede de negócios”, explicou Jackson Barreto.

O deputado também lembrou que a ligação entre Recife e Salvador, através do litoral, é também um projeto do governador Marcelo Déda (PT), já discutido com o ministro dos esportes e com o próprio presidente Lula. Jackson ressaltou que a integração desse roteiro turístico já contra com outras obras já concluídas, como as pontes Aracaju/Barra dos Coqueiros e Aracaju/Itaporanga, além da ponte entre Estância e Indiaroba, cuja construção está em andamento. Ele também afirmou que o governo do Estado terá que fazer investimentos em rodovias através do litoral norte de Sergipe, ligando Pirambu a Brejo Grande e Neópolis.

“Entendemos que este é um projeto que fortalece o turismo para todos os lados. Alagoas já tem a sua rodovia costeira e Sergipe já possui sua ligação com a Bahia. Com essa obra teríamos uma boa infra-estrutura para o Turismo”, disse Jackson, avaliando que a obra deverá ficar localizada entre os municípios de Neópolis (SE) e Penedo (AL).

LDO

A LDO é a peça que antecede a formulação do Orçamento Geral da União (OGU). A emenda apresentada garante a discussão sobre a inclusão da ponte nos recursos no OGU, e é considerada uma porta aberta para o Orçamento. Jackson lembra que estava preocupado em garantir recursos para a construção da ponte e para a execução de obras na Zona de Expansão de Aracaju, mas como já existia uma emenda para a Zona de Expansão, direcionou sua proposta para a ponte.

A ligação sobre o rio São Francisco é um projeto que Jackson Barreto defende há algum tempo, tendo realizado diversos pronunciamentos na Câmara Federal. “Tenho efetuado uma luta direcionada para preparar o Estado de Sergipe com a infra-estrutura turística necessária, para aproveitarmos a Copa”, encerrou Jackson.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Ednaldo Fernandes 0nde estão os políticos alagoanos, principalmente os de Penedo, para cobrar do governo federal a verba necessária a construção desta tão sonhada ponte! será que tudo que diz respeito à Alagoas, mais precisamente à Penedo, os políticos de Sergipe é quem estão mais interessados? pelo visto sim, p/quem não sabe, a faculdade de Penedo existe graças a um político de Sergipe, que no momento não me recordo do seu nome, vamos votar nos políticos de Sergipe que trabalham mais p/Penedo do que os da terra.
  • enamoel agora espero q esses donos de balsas não atrapalhe novamente a construção dessa ponte, pois sabemos que ele são contra, para não acabar a exploração dos motoristas que pagam uma nota para atravessar. e eles so enchendo os bolsos.
  • Josimar Eleno Morera Veloso Eis os primeiros frutos do pedido em que o então Deputado Estadual Manoel Santana fez ao Deputado Federal Jackson Barreto, pela construção da ponte entre Penedo e Neópolis. Que Deus ajude para que esta emenda seja aprovada.