28 Junho 2010 - 09:00

Convenção oficializa candidatura de Lessa ao governo de Alagoas

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Convenção homologou candidatura de Lessa ao governo de Alagoas

O chapão de oposição formado por diversos partidos e encabeçado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) que disputa a majoritária no pleito eleitoral de 2010, com o nome do ex-governador Ronaldo Lessa, realizou sua convenção neste domingo na sede da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (ADEPOL), em Maceió.

O palanque que é formado pelo Senador Renan Calheiros (PMDB) que disputará a reeleição e também por Eduardo Bonfim (PCdoB) que disputará também uma vaga no senado já que esse ano os eleitores podem votar em dois senadores. O vice de Lessa é Joaquim Brito, nome indicado pelo Partido dos Trabalhadores.

Participaram ainda da convenção deste domingo o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), que junto ao presidente nacional do PT, Eduardo Dutra, representou o presidente Lula no evento. Lupi lembrou a história política de Lessa, reafirmando o compromisso dele com o candidato do partido ao governo de Alagoas. Lupi confessou que Lessa só aceitou voltar ao governo a pedido de Lula. “Ele já tinha desistido, o seu foco era outro, mas o presidente ressaltou que necessitava de um governo pró-ativo em Alagoas”, disse o ministro.

O presidente nacional do PT, Eduardo Dutra, discursou sobre a importância de unir forças no estado para que o desenvolvimento possa acontecer de forma mais efetiva em Alagoas. O sergipano trouxe a Lessa o abraço do governador de Sergipe Macerlo Déda que disputará a reeleição em seu estado. Ele lembrou também a importância da reeleição da ex-ministrada da casa civil, Dilma Rousseff, para que o Brasil continue avançando e os menos favorecidos lembrados e contemplados pelas políticas públicas.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que chefia o executivo da segunda maior cidade de Alagoas e também assume atualmente a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) fez um discurso inflamado declarando apoio incondicional à candidatura de Lessa. Luciano que é do PMDB, prestigiou a convenção com partidários a exemplo dos deputados Olavo Calheiros e Joaquim Beltrão, este último envolvido recentemente em certa polêmica após confessar o interesse em ser vice-governador na chapa do senador Fernando Collor (PTB). As declarações de Joaquim era que poderia compor com Collor apenas por gratidão.

Todos os candidatos lembraram em seus discursos a lamentável tragédia ocorrida em Alagoas, vitimando milhares de pessoas no interior do estado. Em declaração emocionada, Lessa afirmou que percorreu diversos municípios atingidos junto com o senador Renan Calheiros e as cenas eram chocantes. “Infelizmente nesse momento vemos o governo do estado tentando tirar um proveito político da situação de miséria do nosso povo. Chegamos aos municípios e não encontramos sequer um secretário de estado, somente marqueteiros preocupados com o futuro político do governador e, nessa situação tivemos que dizer que saíssem da frente com os sorrisos que nós tínhamos que passar com nossa dor”, discursou Lessa.

O senador Renan Calheiros lembrou que agora é a hora de quebrar o preconceito histórico e colocar uma mulher na Presidência da República. “Vamos dar uma lição política e continuar mostrando que aquele que colocou o país num patamar de respeito internacional, mesmo sem ter freqüentado faculdades, tem que ter seu plano de governo continuado e por que não com a Dilma”, declarou Renan.

Correligionários

O ex-governador Ronaldo Lessa, único candidato ao governo do estado que não tem mandato, foi recepcionado no início da manhã deste domingo (27) o carinho de cerca de 2 mil correligionários no clube da ADEPOL. Caravanas de todo o estado participaram da convenção, levando a palavra de apoio e otimismo ao candidato do PDT. O presidente do PMDB-Penedo, Ronaldo Lopes e o ex-prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), participaram da convenção cercados por partidários dos dois líderes políticos na cidade ribeirinha.

O ex-vereador por Penedo, Jorginho Seixas (PT) também esteve presente a convenção, confirmando sua candidatura a deputado estadual. Uma comitiva petista da histórica cidade acompanhou Jorginho Seixas que começa agora sua caminhada rumo a Assembleia Legislativa.

Em relação aos apoios que ainda pode receber, Lessa disse que muita coisa ainda está sendo definida. Questionado sobre o apoio do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), o candidato relatou que o prefeito queria ser candidato, mas o presidente Lula mostrou que ele está fazendo um bom papel, a sociedade está gostando e nesse momento ele deveria continuar comandando a capital alagoana. Lessa agradeceu ainda durante seu discurso a presença da vereadora por Maceió, Tereza Nelma (PSB), que declarou apoio ao candidato do PDT, mesmo seu partido tendo se coligado com o atual governador e candidato a reeleição Teotônio Vilela Filho (PSDB).

 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • túlio cerqueira Sorte ao Jorginho e azar para Dilma e Ronaldo. kkk.
  • Pedro Sorte ao jorginho Seixas na empreeitada!