30 Maio 2014 - 21:06

Deputado Francisco Tenório defende a revitalização do Rio São Francisco

Agência Câmara
Deputado Francisco Tenório durante discurso na Câmara

O deputado Francisco Tenório (PMN), foi a tribuna do Plenário da Câmara, para falar da importância do Dia Nacional do Rio São Francisco, a ser comemorado na próxima terça-feira, 3, em vários municípios ribeirinhos alagoanos. Neste dia, o deputado disse que estará visitando áreas do Rio São Francisco no Estado de Alagoas Alagoas.

De acordo com o deputado, o principal objetivo é buscar a viabilização da revitalização e recuperação do “Velho Chico” como rio da riqueza e da produtividade do Brasil, para amparar todas as áreas pobres das regiões por onde transita. Tenório também falou dos impactos da redução das vazões do Rio São Francisco, que já tinha sido tema de debate durante audiência na Câmara dos deputados.

Tenório que é um dos grandes defensores do “Velho Chico” no país, na oportunidade, defendeu a urgência na execução do programa de revitalização de todo o rio. “Vale ressaltar que durante esses mais de 500 anos de sua descoberta viu, durante toda a extensão do seu leito, apenas a exploração, não apenas com a construção de barragens, mas com o uso múltiplo de suas águas. Nada se fez até hoje pela preservação desse Rio São Francisco”, alertou o deputado.

Em seu discurso, feita no tempo da Liderança do PMN, Tenório lembrou, como exemplo da pujança do Rio São Francisco, que ele tem no seu leito cinco barragens para a geração de energia — as Barragens Três Marias, em Minas Gerais, Sobradinho, na Bahia, Itaparica, na Bahia, Apolônio Sales, na Bahia, e Xingó, entre os Estados de Alagoas e Sergipe.

Ainda de acordo com o deputado Francisco Tenório, durante mais de 500 anos o que aconteceu foi a mais completa exploração do Rio São Francisco. Portanto, argumenta, não se pode falar mais em preservar. “Preservar o quê, aquilo que já está explorado?, indaga. E, responde: “Não, nós temos que falar, sim, em recuperação; recuperação das suas matas ciliares; recuperação das suas nascentes, que são muitas, durante todos esses quilômetros de extensão do seu leito; recuperação do seu leito em si, da sua profundidade, que vem sido, hoje, soterrada pela lama, areia, barrancos das construções que se deram durante as margens do seu leito”.

Em outro ponto, Tenório assinala que as pessoas preocupadas com a sobrevi¬vência do Rio São Francisco têm que falar em recuperação de uma maneira geral, para que o Rio São Francisco continue sendo o rio dos pobres. “Como seu nome foi em homenagem a São Francisco de Assis, por ser o Santo dos Pobres, o nome Rio São Francisco é o rio dos pobres, embora gere tanta riqueza para o nosso Brasil”, pontuou.

Em virtude de todo esse ciclo virtuoso de desenvolvimento regional proporcio¬nado pelo Rio São Francisco, o deputado Tenório reivindicou a necessidade de consi¬derar o próximo dia 3 de junho, terça-feira, como o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, “de sua revitalização e recuperação, para que continue servindo a todos os brasileiros, como sendo o rio nacional, o rio da riqueza, o rio da produtividade do nosso Brasil, para amparar toda a nossa pobreza”.

Durante todo o dia 3 de junho, o deputado Tenório estará visitando áreas do Rio São Francisco, para manter contato com a população ribeirinha e autoridades locais no sentido de viabilizar recursos para um maior desenvolvimento das regiões visitadas.
 

por Roberto Lopes com informações de assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • João Paulo Parabéns deputado. Espero que essa luta seja de todos os representantes de Alagoas na defesa do nosso Velho Chico