01 Fevereiro 2014 - 13:00

Hospital do Câncer: moderno centro garantirá mais precisão ao tratamento

Divulgação
Com a implantação, a equipe do Hospital do Câncer terá a possibilidade de recorrer a uma segunda opinião sobre os casos

Modernidade e mais qualidade para a assistência oncológica em Sergipe. Esses são os objetivos que guiam o projeto do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas (HC). Dentre as propostas contempladas no projeto arquitetônico, o hospital contará com uma área de ensino e pesquisa com auditório, onde, além das ações de educação continuada da equipe profissional, funcionarão os serviços de prontuário eletrônico do paciente e de telemedicina, que serão implantados na unidade.

Com a implantação desses serviços, a equipe do Hospital do Câncer terá a possibilidade de recorrer a uma segunda opinião sobre os casos de maior complexidade com um hospital de referência, que, segundo a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, poderá ser o Hospital do Câncer em Barretos. “Na última visita que fiz junto ao governador Jackson Barreto ao hospital, percebemos o interesse que a equipe tem, diante do nosso projeto, de se tornar o suporte para a segunda opinião dos casos mais complexos”, declarou.

O Hospital do Câncer já vai nascer acreditado porque vai obedecer aos requisitos necessários para o reconhecimento internacional. A unidade contará com um moderno Centro de Imagens com dois aceleradores lineares, dois tomógrafos, um aparelho de braquiterapia, dois aparelhos de raio X, um aparelho de eletrocardiograma, dois ultrassons, um aparelho de cintilografia, um de ressonância magnética, pet-scan, um mamógrafo digital, Gama Câmara.

O Hospital do Câncer terá 120 leitos para adultos, 30 leitos para pacientes infantis, 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI infantil, exclusivos para pacientes com câncer. O Centro Cirúrgico terá seis salas. Além disso, contará, também, com um setor de fisioterapia, enfermaria de emergência, consultórios para emergência, laboratório exclusivo para pacientes com câncer, farmácia oncológica, agência transfusional, lavanderia, cozinha, Central de Material de Esterilização e almoxarifado próprios.

“Dentre os cinco pavimentos, três serão exclusivos para internamento, dos quais dois pavimentos para adultos e um para crianças. Para aplicação da quimioterapia os pacientes infantis contarão com 24 leitos e os adultos com 43. Um pavimento será exclusivo para crianças com espaço lúdico e brinquedoteca”, explica a coordenadora de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ana Carla Andrade.

Terraplanagem

No último dia 24 de janeiro, o governador Jackson Barreto realizou a assinatura da ordem de serviço para as obras de terraplanagem do terreno onde funcionará o Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, bairro Capucho. O ato reuniu diversas autoridades, parlamentares, prefeitos, profissionais de saúde, representantes de entidades engajadas no combate ao câncer e membros da administração estadual.

Para o serviço de terraplanagem serão investidos cerca de R$ 12 milhões, oriundos do Proinveste. Serão utilizadas na obra cerca de 200.000m³ de aterro.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯