03 Fevereiro 2014 - 16:07

Central de Logística da FHS dispensa medicamentos e insumos para toda Rede

O abastecimento de medicamentos e insumos médico-hospitalares das unidades hospitalares de todo o Estado gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) é feito diariamente por meio da Central de Logística da FHS (CELOG). A Central funciona no Distrito Industrial de Aracaju (DIA) em um galpão de aproximadamente 4 mil m² com segurança permanente e monitorado por câmeras de vídeo 24 horas.

A Central guarda cerca de 40 mil itens divididos em 2 mil grupos, todos armazenados em ambiente próprio. O gestor explica que há locais específicos para antibióticos, medicamentos oncológicos, fraldas infantis e para adulto. Há câmaras frigoríficas e salas refrigeradas para o armazenamento dos medicamentos termolábeis, que exigem um ambiente climatizado.

"A logística de entrega segue cronograma fixo com um caminhão e duas vans por dia para toda a rede. Só para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) são três entregas por semana. Para os hospitais do interior a entrega é semanal, fora os extras", ressaltou o gestor institucional de logística da CELOG, o biomédico Cláudio Santos.

De acordo com o gestor, por mês, são dispensados cerca de R$ 6 milhões em produtos. São abastecidas pela CELOG as seguintes unidades hospitalares: Huse, os hospitais regionais de Glória, Socorro, Lagarto, Propriá, Itabaiana e Estância, além dos hospitais locais de Tobias Barreto e Neópolis, as maternidades de Capela e a Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, além da UPA de Boquim e o Samu.

"Do total de itens dispensados por mês, cerca de 80% seguem para o Huse. Para se ter uma ideia do consumo da maior unidade hospitalar do Estado e que registra uma média mensal de 15 mil atendimentos, a CELOG expede para esta unidade 30 mil ampolas de soro por semana. De descartáveis, o Huse recebe semanalmente 22 mil pares de luvas e 25 mil seringas e pouco mais de 25 mil compressas de gaze estéril", reforça Cláudio Santos.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯