05 Fevereiro 2014 - 17:33

Denúncias geradas através do 190 agilizam prisões em Sergipe

Passava das 7 horas quando o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) recebeu uma ligação de um cidadão, que de dentro de um ônibus da linha Atalaia/Centro, informou que um dos homens mais procurados pela polícia sergipana desde o último sábado, 1º, estava no interior do veículo que tinha como destino o centro comercial de Aracaju. A partir daí entra em ação uma atendente bem treinada, um serviço tecnológico de última geração e uma polícia atenta aos anseios sociais.

De acordo com o diretor do Ciosp, coronel José Andrade Filho, estes fatores somados foram decisivos na prisão de Marcos Andrade dos Santos, 32 anos, autor do triplo homicídio ocorrido em Nossa Senhora do Socorro neste último final de semana. Andrade lembra que o CIOSP 190 é para atender ocorrências emergenciais, por isso foi criado um protocolo que sempre prioriza os casos mais graves.

“A ocorrência que registramos nesta quarta-feira foi considerada extremamente grave, pois o cidadão que nos ligou se identificou, passou detalhes de localização, de características físicas do procurado, entre outros dados. A partir desse registro, a atendente repassou a ocorrência para os despachantes com prioridade absoluta. Nesse momento, o próprio sistema mostra ao despachante onde está a viatura mais próxima e aciona uma espécie de sinal vermelho, informando que a ocorrência é grave e necessita de pronto atendimento”, explica.

Para o secretário de segurança pública, João Eloy de Menezes, o 190 é uma das mais importantes ferramentas de denúncias emergencial à disposição da população. “O CIOSP auxilia os gestores no planejamento e na tomada de decisões nas unidades que integram o sistema de segurança pública, sobretudo por meio de estatísticas realizadas em cima do total de chamadas recebidas”, destacou.

Como centralizou e integrou todas as atividades preventivas, repressivas e de atendimento de emergência à população, o CIOSP permitiu que o Grupamento Especial Táticos de Motocicletas (Getam), unidade da PM que estava mais próxima do procurado da Justiça, chegasse em tempo recorde para cumprir o mandado de prisão preventiva que havia contra Marcos Andrade.

Ainda de acordo com o secretário João Eloy, quando a sociedade trabalha de forma integrada com a polícia o serviço 190 torna-se uma importante ferramenta no combate à criminalidade. “Além de ser um serviço de emergência, o 190 reforça a imagem positiva da polícia perante à população. Hoje, tivemos a prova de que o trabalho conjunto polícia e sociedade tem um importante canal de acesso por meio do CIOSP”, salientou.

A diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Thereza Simony, também destacou a importância estratégica da população no trabalho policial. “A população tem o 190 (emergência) e o 181 (denúncia) como ferramentas de combate ao crime. Hoje tivemos a prova de como esse serviço é útil e imprescindível”, disse. A delegada informou ainda que Marcos Andrade foi indiciado pelos de homicídio triplamente qualificado, estupro de vulnerável e corrupção de menores.

A julgar pelas estatísticas, há mais de quatro anos que a população sergipana modificou sua forma de se relacionar com o 190. Ente 2009 a 2013, o CIOSP recebeu mais de 7 milhões de chamadas. Somente no ano passado, a Secretaria de Segurança Pública contabilizou 1.559.165 ligações atendidas.

Como funcionava no passado?

Para entender como a tecnologia contribuiu com a prisão de Marcos e na prisão de milhares de pessoas em conflito com a lei faz-se necessário lembrar como era o serviço de emergência utilizado no antigo Copom da Polícia Militar. De acordo com o coronel José Andrade Filho, a antiga tecnologia só permitia o atendimento de apenas 33% das ligações, pois existiam apenas quatro linhas telefônicas para atender toda a capital sergipana, deixando milhares de pessoas sem conseguir contato com a polícia. Hoje quase 100% das ligações são atendidas.

Hoje, a estatística comprova uma nova realidade que supera em todos os aspectos o antigo Copom. “Devido ao intenso número de ligações, priorizamos o atendimento das ocorrências de maior de gravidade, tais como, assalto a banco, crimes contra vida, crimes contra o patrimônio com prática de violência, roubos, entre outros”, destacou.

por Ascom SSP/SE

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