05 Fevereiro 2014 - 08:58

Serviço de doação do Hemose encerra janeiro com 2.234 coletas

De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), janeiro teve um saldo regular nas doações de sangue. Ao final do mês foram contabilizadas 2.234 doações.

Para ampliar as doações, o serviço de Captação de Doadores da unidade trabalha para restaurar o estoque de bolsas dos sangues, A, O, B e Ab fator Rh negativo, além do Ab positivo.

Conforme ainda avaliação do serviço, o período de férias contribuiu para a redução de comparecimento dos doadores voluntários à unidade que, ao longo do mês, registrou uma coleta de 85 a 90 bolsas por dia, quando o ideal é 120 bolsas.

A gerente do setor, a assistente social Teresa Leite Lisboa, destacou que o ato da doação de sangue vem ganhando reforço com as parcerias, a exemplo, das campanhas com a colaboração de instituições, das iniciativas pública e privada, além da rede hospitalar que recebe o produto final - sangue para o tratamento de saúde dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela lembrou ainda que as doações de sangue também atendem à demanda transfusional do ambulatório do Hemose que recebe pacientes em tratamento de anemias profundas, oncológicos e doenças hematológicas. "São mulheres, homens e crianças que precisam de concentrados de hemácias ou de plaquetas, para continuar sobrevivendo", pontuou Teresa Lisboa.

Campanhas

Durante o mês de fevereiro o Hemose espera receber mais doadores voluntários, além dos grupos interessados em contribuir com a doação de sangue.

Para compor parceria e agendar campanhas é necessário ligar nos seguintes telefones: (79)3225-8000 e 3259- 3174.

O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, s/n, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h e aos sábados e feriados das 8h às 12h.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯