07 Janeiro 2013 - 12:23

Fapitec lança edital de bolsa para Iniciação Científica Júnior

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), acaba de lançar o edital de um importante programa de estímulo ao desenvolvimento científico. Trata-se do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Através do Pibic Jr, a Fundação pretende viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica em instituições de ensino, em conjunto com instituições de pesquisa sediadas no Estado.

Poderão ser submetidas propostas em duas linhas de pesquisas, destinadas especificamente para projetos de pesquisa, popularização e difusão científica ou para projetos de pesquisa financiados diretamente pela Fapitec, em execução, ou aprovados e financiados por outras instituições/agências, a partir de editais estaduais ou nacionais.

Serão disponibilizadas, inicialmente, 160 bolsas, com duração de até 12 meses. Vale salientar que, a quantidade de bolsa será atualizada de acordo com o fluxo de contratação e/ou desligamentos de bolsistas, assim como, a demanda de bolsa pelos projetos.

A Bolsa Pibic Jr atua como um importante e inovador instrumento voltado ao desenvolvimento educacional dos alunos dos ensinos fundamental e médio, à medida que estimula o treinamento desses estudantes em sua atuação nas áreas da ciência e da tecnologia e a participação das próprias escolas, no apoio e no desenvolvimento de atividades científicas. Além disso, o professor da escola poderá atuar nos projetos em parceria com uma instituição de pesquisa, na função de co-orientador do bolsista.

Até o dia 28 de fevereiro, os pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa ou ensino do Estado podem apresentar as suas propostas, por meio do SIGFAPITEC (sigfapitec.ledes.net/

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯