09 Outubro 2013 - 10:38

Hospital de Urgências inicia comemorações ao Dia das Crianças

Na terça-feira, 8, as crianças da Unidade Pediátrica do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e seus familiares participaram de um momento de fé, diversão e celebração da vida. Ingredientes encontrados em mais um dia de comemoração em homenagem à semana das crianças.
O serviço de Humanização do hospital preparou uma programação diversificada com brincadeiras, presentes, atividades educativas, cinema, educação em saúde e o momento de agradecimento a Deus pelo dom da vida.

Uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Givanildo, deu início à festividade. O pároco pediu bênçãos para todas as crianças presentes. “A graça não vai deixar de jorrar, que Deus conduza as mãos desses profissionais e que abençoe todas as crianças que aqui estão. A criança é o símbolo da grandeza de Deus. Hoje é um dia para pensar no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ele significa muito em direitos para os pequenos. Vamos pedir a Deus para preservar esses direitos”, orientou o padre.

O evento contou com a participação dos pequenos pacientes da unidade, familiares, funcionários e voluntários que se confraternizaram e celebraram a data. A jovem Grace Kelly Soares, 25, está acompanhando o pequeno João Gabriel, 5 meses. O filho está internado na unidade com início de pneumonia, mas a mãe ficou animada com a festa. “Alivia a nossa dor e as crianças se animam. O meu filho até saiu do oxigênio, porque o ambiente se transformou. Isso gera alegria e entusiasmo nas crianças internadas”, disse Grace.

Com uma infecção na garganta há seis dias, a pequena Karla Gabriele estava animada e acompanhou a missa na companhia da mãe, a dona de casa Gisélia Maria dos Santos. Em um momento de fé, ela agradeceu a Deus a recuperação da filha. “Estou muito emocionada com a missa. Já agradeci a Deus pelas graças que estão realizando na saúde da minha filha. Ela já iniciou o tratamento e está respondendo muito bem. A festa está linda e ela já ganhou até presente”, informou.

Tradição

A festa em homenagem ao Dia das Crianças já é tradição no calendário da Humanização da unidade, explicou o assistente técnico da pediatria, Jardel Macedo. “O objetivo é levar mais alegria as nossas crianças que estão internadas na unidade. A intenção é que elas fiquem bem e esqueçam um pouco a tristeza do tratamento. Essas festas fazem parte do calendário humanizado de atividades da unidade. A pediatria essa semana é só festa”, afirmou Jardel.

À tarde, a festa ficou por conta dos acadêmicos de enfermagem do 7º período da Universidade Tiradentes (UNIT) que apresentaram uma atividade de educação em saúde para higiene bucal. As crianças aprenderam sobre a forma correta de escovar os dentes antes e depois das refeições e tudo sobre as cáries. Na ocasião, foram distribuídos kits de higiene pessoal para a meninada.

A professora de enfermagem, Teresinha Silva, disse que essas atividades unem o útil ao agradável. “Quando os alunos decidem realizar esse tipo de atividade com as crianças é fantástico. Conseguimos juntar alegria e informação para as crianças e as mães que acabam aprendendo ainda mais com as atividades”, explicou.

Comemorações

As comemorações do Dia das Crianças no Huse tiveram início no último sábado com brinquedos às crianças da pediatria e oncologia. Voluntários da fábrica Dakota, do município sergipano de Simão Dias, doaram brinquedos, materiais de higiene e fraldas descartáveis. Uma parceria que trouxe alegria para as crianças.

A coordenadora da Humanização, Milene Vaccari, explicou a emoção das crianças e a importância das parcerias para a realização e sucesso dos eventos. “A gente vê a alegria no sorriso de uma criança, não tem preço, essa é a melhor forma de fazer humanização. As parcerias também são muito importantes para o sucesso da festa. Quando uma criança recebe o presente, a gente sabe exatamente que os nossos parceiros estão ali naquele sorriso como forma de agradecimento. As crianças também evoluem positivamente ao tratamento com essas atividades”, ressaltou.

A jovem Sandra Santana, 24, acompanha o filho Ryan Donato, 4, internado para tratar uma pneumonia. Ele participou das atividades e se divertiu com muita alegria ao lado da mãe. “Meu filho está muito animado e o seu tratamento está evoluindo. A missa foi muito linda com todas as crianças juntas e a festinha está muito divertida”, disse Sandra.

A pequena Lara Sofia Santos, 4, se divertia enquanto a mãe Fernanda Karla Santos, 23, observava tudo. Ela disse que a felicidade de ver sua filha bem é muito grande. “Minha filha chegou aqui tão tristinha e hoje poder vê-la desse jeito é muito emocionante. Obrigada a todos que ajudaram”, concluiu agradecida.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯