10 Outubro 2013 - 09:03

Alunos e professores participam da etapa final do Torneio de Matemática

Divulgação
Evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed)

A etapa final do I Torneio de Educação Matemática da Rede Pública Estadual ocorreu na manhã desta quarta-feira, 9, na quadra de esportes do Centro de Qualificação Profissional (CQP). O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e a Universidade Tiradentes (Unit).

Voltado para os alunos e professores do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, o torneio tem como objetivo revelar talentos e contribuir para a melhoria do ensino de matemática. O evento teve início no dia 12 de julho com a participação de mais de 450 alunos que foram distribuídos em 116 equipes.

Para a etapa final foram classificadas cinco equipes compostas por professores e cinco composta por alunos, totalizando dez equipes. Nas equipes compostas por professores, em primeiro lugar ficou o município de Neópolis; a segunda colocada foi a equipe de Itabaiana, e em terceiro lugar a de Porto da Folha. Já a quarta e a quinta colocações ficaram com os municípios de Itabaianinha e Propriá, respectivamente.

Em relação às cinco equipes de alunos classificadas, a primeira colocada foi a turma do Colégio Estadual Governador Lourival Baptista, de Porto da Folha; em segundo lugar a equipe do Colégio Estadual Antônio Mathias Barroso, de Santana do São Francisco. A terceira colocação foi para os alunos do Colégio Estadual Engenheiro Elias Andrade, de Moita Bonita; em quarto lugar ficou a Escola Estadual Acrísio Cruz, de Aracaju, e na quinta colocação mais uma equipe do Colégio Estadual Antônio Mathias Barroso, de Santana do São Francisco. Essas equipes se classificaram na etapa semifinal do torneio que ocorreu no dia 11 de setembro.

Método

Alunos e professores de todas as diretorias regionais de educação participam desse grande evento de matemática. Os estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental foram distribuídos em 116 equipes com quatro componentes, que resolveram questões focadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 116 equipes participantes do evento 10 obtiveram êxito nos exames, se classificando para esta etapa final.

Estímulo

A coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Seed (NEPA), professora Jonielly Cheyenne Cruz, afirmou que este torneio é uma ação para despertar e estimular novos talentos e o ensino da matemática de forma contextualizada. "Valorizar o ensino da matemática, que ainda continua sendo vista como uma disciplina temerosa por parte de muitos alunos, é um dos nossos objetivos. Então é uma forma de minimizar esse medo da matemática e a possibilidade de trabalhar essa disciplina de uma forma mais contextualizada", destacou.

Premiação

Todos os alunos da equipe vencedora ganharão como prêmio um tablet. Os estudantes da equipe da segunda colocação ganharão um smartphone. Já os da terceira colocação terão como prêmio uma máquina fotográfica digital. Os alunos que conquistarem o quarto e o quinto lugares ganharão jogos educativos. A etapa final ocorrerá no dia 9 de outubro para professores e alunos. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯