11 Fevereiro 2014 - 09:45

Palestra alerta moradores sobre doenças e promove bem-estar

Moradores do bairro José Conrado de Araújo receberam na tarde desta segunda-feira, 10, os agentes do Projeto Redução de Danos (PRD), que levaram uma palestra especial sobre cuidados gerais e necessários para o bem-estar diário, sempre focado na prevenção de doenças. A ação contou com a parceria dos servidores da Unidade Básica de Saúde João Cardoso de Melo e com o apoio de moradores da região, que mobilizaram vizinhos para participarem deste encontro.

Segundo a agente Redutora de Danos, Daniele Ribeiro Alves, o tipo de trabalho realizado pelo PRD necessita do apoio da comunidade para que o conteúdo seja passado e discutido de forma simples e sempre levando em consideração o cidadão.

“Realizamos este tipo de trabalho em praças, escolas e até nas Unidades de Saúde da Família. Aproveitamos pra apresentar o PRD e promovemos conversas sobre doenças sexualmente transmissíveis, uso de camisinha masculina e feminina, além de abordarmos outros males. Sempre contamos com o apoio dos moradores, pois nosso trabalho depende dessa aproximação. Neste caso, agradecemos especialmente a colaboração da moradora Alice dos Passos por abrir sua casa para a população e nossa equipe”, enfatizou Daniele.

De acordo com a assistente social da Unidade, Érica Machado da Silva, o local escolhido foi pensado justamente por aproximar a população dos agentes. “O Programa Saúde da Família tem que estar onde a família está. E agradecemos o apoio de Dona Alice, que cedeu este espaço para que pudéssemos nos reunir com os moradores. Ela sempre se mostra motivada em convocar os moradores para que os mesmos participem de ações e palestras que acrescentem ao seu cotidiano”, disse Érica.

Para a aposentada, Alice dos Passos, a satisfação em aderir ao Projeto como voluntária lhe proporciona a sensação de dever cumprido em prol do ser humano. “Moro nesta casa há 51 anos e já tinha trabalhado com assistência social antes. Depois de aposentada vi que poderia continuar trabalhando e abro as portas da minha casa pra esse tipo de iniciativa que sei possuir grande valia pra mim e para meus vizinhos. Sempre podemos aprender mais sobre cuidados com a nossa saúde”, pontuou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯