11 Outubro 2013 - 17:10

Comitê Gestor do Pronatec é implantado no Baixo São Francisco

Com o intuito de fortalecer ainda mais as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) segue implantando Comitês Gestores do Pronatec em diversas regiões do Estado de Sergipe. Na manhã de ontem, 10, foi a vez do Baixo São Francisco receber o comitê formado por representações de diversos segmentos que irão coordenar as discussões sobre a execução do programa nos municípios que compõem o Baixo São Francisco.

Durante o primeiro encontro do Comitê Gestor estiveram presentes representantes dos municípios de Propriá, Canhoba, Muribeca, Pacatuba, São Francisco, Malhada dos Bois e Cedro de São João, além de representante do Senac, Seagre, Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Política para as Mulheres, Núcleos de Amparo ao Trabalhador (NAT's) municipais, Câmaras de Dirigentes Logistas, conselhos municipais de assistência e organizações da sociedade civil.

O comitê gestor reúne todos os segmentos que direta ou indiretamente contribuem com a execução eficaz do programa a fim de discutir possíveis dificuldades operacionais, avanços e desafios na execução dos cursos, além de criar estratégias de mobilização e inserção dos participantes no mercado de trabalho. “Esse fórum de discussão congrega todos que, de alguma forma podem contribuir ao longo da execução do programa e principalmente na intermediação da mão de obra qualificada para entrada no mercado de trabalho. As instituições presentes estão aqui para se somarem nesse esforço coletivo de fazermos do Pronatec mais um meio eficaz para a melhoria das condições de vida de muitos sergipanos”, destacou a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.

Na ocasião, o representante do Senac, Edivaldo Fontes, falou sobre os cursos oferecidos pelo Senac dentro do Pronatec e reforçou o interesse da instituição em contribuir com o programa. “O Senac presta serviços nas áreas do comércio, bens e serviços em qualquer um dos municípios inseridos no Pronatec desde que os mesmos tenham demandas nessas áreas. A nossa intenção é melhorar cada vez mais os serviços para que o Senac contribua ainda mais com o programa desenvolvido pelo Governo na área de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho”.

A interlocutora do Pronatec no município de Propriá, Bárbara Souza Moraes, entende a criação do comitê gestor como um passo importante para o fortalecimento do Pronatec em todos os municípios do Baixo São Francisco. “Com certeza o comitê gestor irá viabilizar as discussões sobre a realização do Ponatec em todos os sentidos especialmente no que diz respeito aos encaminhamentos das pessoas qualificadas pelo programa”.

Para os municípios do Baixo São Francisco o Pronatec também deverá trazer desenvolvimento a partir da qualificação profissional da população e da geração de renda. A secretária de Assistência Social de Malhada dos Bois, Hosana Vieira Panta Barbosa, acredita no progresso que o Pronatec trará para o seu município. “Eu acredito que o Pronatec ainda trará mais benefícios para a população de Malhada dos Bois, e com a criação desse Comitê Gestor os avanços serão ainda maiores porque iremos dialogar periodicamente sobre os problemas, mas principalmente iremos articular novas estratégias para aperfeiçoar o programa e ter ainda mais sucesso”.

Além do Baixo São Francisco, o Comitê Gestor já foi implantado no Alto Sertão e até o final do ano será instalado nas regiões do Médio Sertão, Agreste Central, Leste, Sul, Centro Sul e Grande Aracaju.

Pronatec

Os cursos de qualificação profissional executados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(Pronatec), do Governo Federal, são realizados através de convênio firmado com o Senac, Senai, Senar, IFS, SEST / SENAT. Do total de vagas, 5% são sempre destinadas aos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) tem a função de intermediar a articulação entre o Governo Federal e os municípios para facilitar a inserção da população nos cursos, além de promover a qualificação dos operadores municipais. As vagas são ofertadas a pessoas com baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e com prioridade para os extremamente pobres.

Entre as qualificações oferecidas estão: cabelereiro, manicure e pedicure, garçom, auxiliar de confeitaria, cuidador de idoso, vendedor, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, agente de informação turística, recepcionista em meios de hospedagem, empregada doméstica, costureiro, camareira em meio de hospedagem, depilação e maquiagem.     

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯