12 Fevereiro 2014 - 23:54

Alunos e professores recebem a premiação do 1º Torneio de Matemática

Ascom/SEED
Equipe vencedora da primeira colocação

A entrega da premiação do 1º Torneio de Matemática, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 12, foi marcada por uma emocionante homenagem ao aluno Thyago Sobral Valença, morto no dia 1º de fevereiro. O estudante foi um dos vencedores do torneio, na equipe da Escola Estadual Professor Acrísio Cruz, que ficou em 3º lugar na competição. Participaram do torneio 464 alunos e 50 professores.

A premiação contou com a presença dos familiares do aluno homenageado, além de colegas e outros docentes, presentes nesta manhã no auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O secretário de Educação, Belivaldo Chagas, discorreu sobre a importância da disciplina acadêmica e o desejo de que o torneio tenha continuidade.

"A matemática, num primeiro momento, assusta muitos alunos, mas é importante que tenhamos a compreensão de que o principal objetivo desse torneio é despertar nos alunos o interesse pela matemática e fazer com que eles se tornem multiplicadores. Esse torneio aconteceu de forma muito organizada, com responsabilidade e espero que a gente inicie a segunda edição neste ano o mais rápido possível", disse.

Todos os alunos da equipe vencedora ganharam como prêmio um tablet. A equipe dos estudantes que ficou em segunda colocação ganhou um smartphone. Já os da terceira colocação tiveram como prêmio uma máquina fotográfica digital. Os alunos que conquistaram o quarto e o quinto lugares ganharam jogos educativos.

Os professores que obtiveram a primeira colocação também ganharam um tablet, os da segunda colocação um smartphone e os que vencerem em 3º lugar, uma máquina fotográfica. O coordenador do torneio, professor Wellington Menezes, se mostrou satisfeito com o resultado do evento e destacou a necessidade do aprendizado da disciplina matemática para todas as profissões.

"Nós estamos premiando alunos e professores que brilhantemente desenvolveram atividades voltadas para a matemática”, destacou. Segundo Menezes, existe estatística que diz que toda vez que melhora o índice de conhecimento em matemática de um povo, melhor também os índices do Produto Interno Bruto.

Incentivo

Os alunos e professores que participaram da entrega da premiação destacaram o incentivo ao aprendizado como um dos principais benefícios do torneio. Foi o caso de Ana Vitória Gomes dos Santos, aluna do Colégio Estadual Antônio Mathias Barroso, em Santana do São Francisco, cuja equipe ficou em primeiro lugar. Ela disse que se sente muito feliz em participar desse torneio. "Esse campeonato nos deixou mais preparados para o futuro", disse a estudante.

Luiz Filiphe Silva Souza, estudante do Colégio Estadual Governador Lourival Baptista, em Porto da Folha, ficou na equipe classificada na segunda colocação. Para ele, o torneio estimula os alunos a estudar a matemática. "Até porque é através desse interesse que a gente pode ter um futuro melhor. A matemática é uma das áreas mais importantes e esse incentivo do torneio é muito bom para todos nós", declarou.

Na equipe da terceira colocação, a aluna Ranielly Araújo Lima, da Escola Estadual Professor Acrísio Cruz, disse que o torneio foi um ponto alto para o colégio. "Foi a primeira vez que nós participamos desse tipo de torneio e me sinto muito feliz com o resultado".

O aluno Jean Barbosa dos Santos, do Colégio Estadual Engenheiro Elias Andrade, situado em Moita Bonita, conquistou a quarta colocação e afirmou que o torneio incentivou todos os colegas a chegarem a um dos melhores resultados. "Mesmo estando em quarto lugar, já valeu a pena. Matemática é uma das matérias que as pessoas menos gostam, mas com esse incentivo, a gente passa a olhar de outra forma. O professor nos ajudou com todas as nossas dúvidas e chegamos até aqui", explicou.

A estudante Victoria Isadora de Melo Santos, do Colégio Estadual Antônio Mathias Barroso, situada em Santana do São Francisco, ficou na equipe vencedora da quinta colocação. Ela afirmou que nem pensava em participar, mas quando entrou na equipe, passou a se empenhar mais e acabou tomando gosto pela disciplina.

"Eu acho que o torneio é importante porque contribui com a nossa educação e com isso poderemos conseguir ter um Brasil melhor. A professora nos incentivou e nós participamos. Com o tempo vimos o quanto era bom. Pretendo participar das próximas edições", disse.

Homenagem

Durante a entrega da premiação o aluno Thyago Sobral Valença, morto no dia 1º de fevereiro passado, foi bastante homenageado. Ele participou do sorteio na equipe da Escola Estadual Professor Acrísio Cruz, que ficou em terceiro lugar. O pai do aluno, Eronilton Valença, estava bastante emocionado com o a lembrança dos colegas e professores. "Essa é uma forma muito bonita da Secretaria de Educação homenagear meu filho e promover esse evento para os alunos. Estou até sem palavras com tudo isso", disse.

A aluna Ranielly Araújo Lima, que foi colega de Thyago, dedicou a premiação a ele. "Eu decidi participar por causa do incentivo dos meus amigos, mas principalmente do Thyago. Ele era ótimo aluno de matemática, o melhor que eu já conheci, tinha uma lógica muito rápida, respondia praticamente tudo, e eu dedico esse prêmio a ele", declarou.

A professora Luciene Santos Aragão não conteve sua emoção ao falar do homenageado. "Thyago foi um adolescente muito estudioso e inteligente. Os próprios colegas dele reconhecem isso. Foi ele que teve a idéia de formar um grupo para participar desse torneio. Então a gente tem orgulho de dizer que ele será sempre o nosso amigo e meu eterno aluno", afirmou.

O professor Jamisson Costa, que é coordenador da Companhia de Teatro Jovens no Palco, relembrou a participação de Thyago nas peças teatrais e do seu empenho em lutar contra a violência. "Thyago fez parte da nossa equipe de teatro e fomos representar um trabalho em várias cidades com um tema contra a violência. Pena que infelizmente ele se tornou uma vítima dessa violência que ele mesmo combatia. Mas não vamos deixar esse legado acabar. A partir de hoje a Companhia de Teatro Jovens no Palco passará a ser chamada Companhia de Teatro Juventude pela Paz Thyago Para Sempre. Para os familiares de Thyago eu digo: vocês perderam um membro, mas ganharam uma família", declarou.

Professores

Os professores que receberam a premiação também se mostraram bastante contentes com a participação no torneio. Foi o caso de Gilson Santos Farias, da equipe do município de Porto da Folha, que ficou em primeiro lugar. "É muito importante para todos nós. É a primeira vez que participo de um torneio e quero participar de mais. Além disso, os alunos ficam empolgados, acharam muito interessantes e aprenderam mais", disse.

A sua colega, a professora Viviane de Souza Valença, afirmou que "esse torneio é muito bom para todos, com certeza é algo que nos mostra a importância da matemática e nós pudemos ver surgir um maior interesse dos alunos por essa disciplina".

Simone de Jesus da Fonseca, professora que participou pela equipe do município de Itabaiana, ficou em segundo lugar, e falou dos benefícios trazidos por esse tipo de competição. "Participar foi muito gratificante para a gente, porque nós reavaliamos nossas práticas pedagógicas e vimos onde podemos melhorar essas práticas em sala de aula. E para os alunos também é fundamental para que eles vejam a matemática de uma forma diferente", afirmou.

Premiação

O 1º Torneio de Educação Matemática da Rede Pública Estadual foi uma ação de caráter sócioeducacional realizada pela Seed em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e a Universidade Tiradentes (UNIT), no período de 10 de julho a 9 de outubro de 2013. O evento teve como objetivo revelar talentos, contribuir para a melhoria do ensino da matemática e mobilizar alunos e professores para o ensino e a aprendizagem de uma matemática contextualizada e significativa na sala de aula.

Alunos e professores de todas as diretorias regionais de educação participaram desse grande evento de matemática. Os estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental foram distribuídos em 116 equipes com quatro componentes, sendo que os alunos resolveram questões e os professores elaboraram itens, focadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯