13 Fevereiro 2014 - 16:48

Cirurgias ortopédicas consolidam o Hospital de Lagarto como referência

O fiscal da prefeitura municipal de Paulo Afonso (BA) José Inaldo de Souza, de 53, trabalhava na reforma em casa e não imaginava a fatalidade que iria acontecer. Quando carregava uma tábua, esta caiu sobre sua perna direita, causando fraturas na tíbia. Procurou o Hospital Nair Alves de Souza, naquele município baiano, onde apenas recebeu atendimento de urgência, teve a perna imobilizada com uma tala e enfaixada, sendo encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, onde teve de imediato a cirurgia agendada para o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe.

"No hospital de Paulo Afonso não tinha como fazer a cirurgia e, por isso, me encaminharam para a Aracaju, somente com a perna imobilizada", disse o fiscal. "Aqui em Lagarto, o atendimento é muito bom e, agora, é só esperar o momento da cirurgia", afirmou José Inaldo.

Como o fiscal da prefeitura baiana, em 2013, no HRL quase mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de municípios sergipanos e de outros estados, principalmente de cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe, foram beneficiados com cirurgias ortopédicas, contribuindo para desafogar o Huse. "No ano passado, obtivemos avanços significativos, em especial na área de ortopedia, passando a ser uma referência para a região Centro-Sul do Estado, mas são inúmeros também os pacientes da Bahia que atendemos aqui", ressalta o superintendente do Hospital Regional de Lagarto, enfermeiro Oldegar Alves Júnior.

Em 2013, o HRL, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), realizou somente na área de ortopedia 956 cirurgias. A unidade também incrementou o número de cirurgias gerais, como de apendicite e vesícula, que chegou a beneficiar no ano passado quase 300 pacientes. Em média, entre gerais e ortopédicas, o hospital realizou mais de 100 cirurgias por mês em 2013. São procedimentos que continuam a beneficiar os pacientes da região, como Danilo Santos de Andrade, de 16 anos, natural do povoado Brinquinhos, em Simão Dias. "Fui operado aqui há dez dias, de apendicite, fiz a retirada de secreção e colocação do dreno. O tratamento que recebi está sendo muito bom e não tenho do que reclamar", disse o estudante, que nesta quarta-feira (12) permanecia internado em uma das enfermarias da clínica cirúrgica do HRL.

Municípios

Responsável por garantir cobertura assistencial a uma população de aproximadamente 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde, o HRL tem fortalecido toda a rede estadual de urgência e emergência, atendendo a usuários de cidades de outras regiões de Sergipe. Em 2013, a unidade atendeu quase 2 mil pacientes de São Domingos, 900 de Campo do Brito e 867 de Itabaiana, todos da microrregião Agreste. De Paripiranga, município baiano que mais demandou mais pacientes para o HRL, foram quase 500 usuários do SUS atendidos no Hospital Regional. Lagarto, entre a sede e povoados, respondeu por 63% dos pacientes assistidos pelo HRL, com um total de 40.104. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯