13 Outubro 2014 - 23:25

Aracaju lança V Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Boca

Até o próximo dia 17 de outubro, todos os odontólogos da Rede Municipal de Saúde de Aracaju estarão empenhados na “V Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Boca”, trabalhando focados na identificação de possíveis casos da doença. A ação faz parte do cumprimento da Lei Municipal de nº 3.764 de 8 de dezembro de 2010, onde o Programa de Saúde Bucal em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE) trabalham juntos na promoção do combate à doença.

Para que a Campanha seja amplamente divulgada, a Saúde de Aracaju estará montando stands em diversos pontos da capital além de contar com o apoio das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) mais especificamente os odontólogos e suas equipes.

“Estaremos locados nos dois shoppings da capital, na Rodoviária Nova, além do Cemar do Augusto Franco e do Cemar do bairro Siqueira Campos. Sempre entregando panfletos e informando sobre a prevenção e autoexame que são fundamentais nesse momento. Vamos frisar nosso trabalho na busca de lesões suspeitas para a malignização”, enfatizou o coordenador de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto.

Desde 2010 passou a ser lei em Aracaju a realização desta Campanha durante toda a terceira semana de outubro, porém antes disso algumas ações de cunho preventivo já aconteciam contando com o apoio dos profissionais de saúde de Aracaju. “Nosso objetivo é mostrar à população os riscos para o câncer de boca pode trazer para a vida das pessoas. Aproveitamos também esta oportunidade para conscientizar todos sobre procedimentos em caso de suspeita da doença”, disse Karla Santos Celestino, apoio técnico do Programa de Saúde Bucal da Saúde de Aracaju.

Fica o alerta

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Em 2010 aconteceram 4.891 casos de câncer de boca, sendo 3.882 homens e 1.009 mulheres, o que comprova se tratar de uma doença grave, que precisa ser combatida sempre com muita observação prévia e cuidados médicos.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯