14 Outubro 2013 - 08:48

Atividades culturais movimentaram o 'Dia de Todos as Crianças'

No dia que é dedicado a todas as crianças, 12 de outubro, o Governo de Sergipe presenteou as famílias sergipanas com uma ampla programação lúdico-educativa, realizada até às 17h no Parque da Cidade, situado no bairro Industrial, em Aracaju. Entre os diversos atrativos, espaços exclusivamente reservados para a prática da contação de histórias, para a aprendizagem da técnica percussiva, para o cinema e para a confecção de brinquedos populares. Atividades essas promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Nos momentos dedicados à contação de histórias, o imaginário das crianças pôde acompanhar as aventuras descritas num acervo da literatura infantil e infanto-juvenil. “É a primeira vez que comemoro o Dia das Crianças com a família nesse evento. Confesso que estou admirada com o potencial dessa grande festa, especialmente, por envolver os pequeninos num ambiente educativo, que acaba influenciando os mesmos e até os próprios pais, já sensibilizados para dar continuidade às contações”, ressalta a dona de casa Katiane de Jesus, mãe de Katilen Hadassa, Samuel e Helena.

O despertar para o gosto pela leitura também foi percebido em Islaine Santos, 9 anos, que já participa da atividade na unidade escolar em está matriculada. “A contação de histórias sempre me atraiu e mesmo com todas as brincadeiras e espetáculos oferecidos no Parque, considero esse espaço muito especial”, ressaltou a estudante, que assim como os demais pequeninos que participaram do ‘Dia de Todas as Crianças’, tiveram disponibilizada uma sala de cinema situada na entrada do Parque da Cidade. Ação viabilizada mediante parceria com a Casa Curta-SE, através do projeto ‘Cinema no Parque’.

Oficina de percussão

A aprendizagem da técnica percussiva também atraiu dezenas de interessados. A prática é comum entre meninos e meninas que atuam em oficinas de percussão com material reciclado, ministradas no Centro de Criatividade, unidade gerenciada pela Secult. “Estou tendo a oportunidade de aprender mais sobre musicalidade, já que participo da banda marcial do Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, no Coqueiral”, declarou Ruan Melo, 13 anos, que almeja aprimorar o uso da percussão.

Enquanto ensinava técnicas percussivas, o oficineiro Gladston Batista, o Ton Toy, já preparava os instrumentos para a apresentação do grupo Lateiros Curupira num dos palcos do ‘Dia de Todas as Crianças’. “Os integrantes do grupo, um dia, começaram a aprender como essas crianças e adolescentes que hoje se interessam pelo instrumento. Ensiná-los implica em tornar evidente a metodologia aplicada nas oficinas do Centro de Criatividade, essa que enaltece a cultura popular e as cantigas de roda”, explicou Ton Toy.

Além dessas atividades, o ‘Dia de Todas as Crianças’ ainda reservou aos homenageados uma série de espetáculos de dança, música, teatro, hip hop, manifestações folclóricas e capoeira. Durante o evento, ainda foram disponibilizadas oito camas elásticas, um tombo legal, quatro pula-pulas grandes, quatro piscinas de bolinhas grandes, dois kiddie plays, uma centopéia, duas quadras de futebol de sabão, um air game e um tobogã barco pirata que fizeram a alegria da criançada. Tudo isso com distribuição gratuita de água, picolé, algodão-doce, pirulitos, balas, pipocas doces e salgadas.

Realização

O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria do Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e Secretaria do Estado do Trabalho (Setrab), Defesa Civil, Federação Hospitalar de Saúde de Sergipe, Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE), Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Secretaria do Estado do Esporte e Lazer (Seel), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Instituo Banese, Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc).

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯