14 Outubro 2013 - 19:28

Museu da Gente Sergipana recebe visita de deficientes auditivos

O Museu da Gente Sergipana, que é administrado pelo Instituto Banese, recebeu na semana passada a visita de integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada). Há dois anos o Instituto é parceiro da Apada e contribui mensalmente para o funcionamento da entidade que desenvolve um trabalho sem fins lucrativos de apoio a deficientes auditivos. No último dia 19 de setembro, o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, e a coordenadora da ação educativa do museu, Katiane Alves, foram conhecer as ações da Associação e planejar com professores e coordenadores a mediação da visita monitorada ao Museu.

No Museu, os alunos, pais e professores da Apada foram recebidos com um café da manhã e em seguida se dirigiram para o auditório, onde assistiram ao vídeo Sergipe, Cultura e Diversidade. Para garantir a acessibilidade, o grupo foi dividido na visita às instalações interativas. As explicações foram sendo traduzidas para a linguagem de Libras pelos professores da instituição em cada ambiente. Deste modo, mesmo sem ouvir, puderam compreender e interagir com o acervo multimídia do Museu.

Para Vitor Vinícius, 15 anos, as imagens reproduzidas no ambiente Nossos Leitos pareciam reais. “Me senti realmente dentro de uma floresta”, afirmou. Segundo a coordenadora da Apada, Elisana Alves Fraga, levar os alunos ao museu foi muito gratificante, pois ficou visível a emoção deles. “Apesar de não ouvir, eles interagiram o tempo todo: reconheciam os locais no vídeo, brincaram de pescar no túnel, ficaram curiosos com as coisas que ainda não conheciam, foi uma experiência especial para eles”, enfatizou.

A Apada

Fundada há 22 anos, a Apada é uma associação que oferece serviços, tais como atividades esportivas e recreativas, aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), informática e pintura em tecido, atendimento educacional especializado e orientação para inserção no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes, orientação sócio assistencial, terapia fonoaudiológica e psicológica. Além disso, promove a participação dos surdos e seus familiares em encontros e eventos ligados a pessoas com deficiência, passeios de cunho socioeducativo, reuniões e palestras e um bazar anual, além de oferecer a todos eles refeições (café da manhã, almoço e lanche).

Segundo a presidente e fundadora da associação, Maria Lygia Maynard, instituições como a Apada têm um papel importante na sociedade, promovendo a igualdade e a acessibilidade. Mas dificuldades vêm aumentando e a Apada corre sério risco de fechar no final deste ano. “Apesar dos convênios, sócios e apoios que já temos, nós não estamos dando conta das despesas. Precisamos de outros apoios”, disse Lygia Maynard.

A associação, que atualmente atende 85 estudantes e familiares, conta com profissionais de diversas áreas, assistentes sociais, fonoaudiólogas, professores, pedagogos, auxiliares administrativo, e precisa de outras fontes de recursos para atender as despesas financeiras, com pessoal e administração.

Bazar e concerto

Para arrecadar fundos para a Apada, nos próximos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro, na Saman Honda, em frente ao Shopping Riomar, a instituição estará promovendo o Bazar do Amor, que acontece duas vezes por ano. O bazar comercializa artesanato produzido pelas mães e pelos alunos durante as oficinas de pintura e corte & costura.

O Instituto Banese, por seu lado, vai buscar apoiar ainda mais a instituição. Serão promovidas ações para arrecadar fundos para a Apada, como por exemplo, um concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe que terá a renda da bilheteria revertida para instituição. Além disso, serão feitas camisetas para serem vendidas no Bazar do Amor e campanhas para promover mais doações da sociedade em geral para a associação.

A Apada está localizada na Rua Joana de Souza Bonfim, 200, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju. O Banco do Estado de Sergipe (Banese) mantém uma conta para quem quiser contribuir para a instituição (Agência: 045 – Conta 03/100384-6). Colabore. Sua ajuda vale muito. Outras informações: (79) 3255-1433.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯