15 Outubro 2013 - 22:19

Seides participa de ações em alusão ao Dia Mundial da Alimentação

Nesta quarta-feira, 16, Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social de Sergipe (Seides) participa de uma série de ações na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. A partir das 8h, próximo ao Palácio Museu Olímpio Campos, a população terá acesso a um stand repleto de informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pela Seides, além de conferirem a amostra de uma Feira da Agricultura Familiar (parceria do ICODERUS, MST, EMDAGRO e FETASE), que irá reunir alguns agricultores familiares sergipanos, comercializando produtos sem agrotóxicos e a preços acessíveis, além de derivados da mandioca, mel, doces e artesanatos regionais.

A atividade é desenvolvida com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean/SE).O Dia Mundial da Alimentação deste ano tem como tema "Sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e nutricional", estabelecido pela FAO (Organização das Ações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

O evento contará com atividades das Secretarias de Estado da Saúde, do Meio Ambiente, da Educação e da Agricultura, através da Emdagro e dos órgãos que compõem a sociedade civil no Conselho.

Além do público que frequenta o Centro da cidade, crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anísio Teixeira e João Paulo II, participarão do evento, que tem como intuito não só levar informações à sociedade sobre a importância de uma alimentação saudável, mas também a relevância na conscientização da redução de uso de agrotóxicos na agricultura.

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, Vânia Junqueira, destaca que as ações são de extrema importância para estimular a reflexão e mudança de hábitos alimentares por parte da população, seja do público consumidor ou dos produtores.

"Neste evento, desejamos oportunizar o acesso à informações sobre a importância de boas práticas alimentares, além de incentivar os pequenos produtores da agricultura familiar a comercializarem frutas, verduras e hortaliças sem agrotóxicos diretamente ao consumidor. A ideia é refletirmos também sobre a importância do desenvolvimento de métodos agrícolas que não utilizem o agrotóxico e que propiciem melhores condições de saúde para o produtor e para o consumidor, através de alimentos realmente saudáveis", explica a diretora.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯