16 Julho 2013 - 09:19

Governo de Sergipe inicia mobilização estadual de combate à Sífilis

Divulgação
Campanha segue até o dia 30 de agosto

No primeiro dia de mobilização estadual para o teste rápido da Sífilis, a Unidade Móvel 'Fique Sabendo', da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi colocada na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju. Durante toda esta segunda-feira, 15, equipes do programa DST/Aids realizaram o teste gratuito, distribuíram preservativos e panfletos e esclarecerem as dúvidas da população.

“Esta campanha vai permanecer até o dia 30 agosto, quando nossa Unidade Móvel percorrerá várias comunidades do estado para realizar o teste. Hoje, também, alguns municípios começam essa campanha contra a Sífilis e a SES apoia com a logística de materiais e pessoal. O teste é rápido, seguro, confiável e totalmente gratuito. Nosso foco aqui é incentivar para a prevenção e, por consequência, alertar para os perigos da Sífilis Congênita”, ressalta o gerente estadual de DST/Aids, Almir Santana.

Estatísticas do programa estadual revelam que de 2007 a junho de 2013 a Sífilis foi diagnosticada em 2.917 sergipanos adultos, já nas gestantes esse número reduz para 1.418. "Essa doença é um caso de saúde pública e nos preocupa. Já registramos 1.352 casos da Sífilis Congênita que, se não tratada, pode ser transmitida ao bebê. Se confirmados esses testes, nós orientamos a pessoa a procurar uma Unidade de Saúde para confirmar a triagem e começar o quanto antes o tratamento", informa o médico.

Oportunidade gratuita

Quem não perdeu a oportunidade para realizar o teste rápido foi a dona de casa Iolanda Meneses, 26 anos, que estava de passeio com a filhas. Assim que avistou a Unidade Móvel, foi se diagnosticar. "Como o teste foi tão rapidinho, nem atrapalhou meu passeio com as meninas. Sempre que vejo os alertas de DST, fico pensativa e com saúde não se brinca. Essa também é uma oportunidade de já começar a ensinar minhas filhas para a importância da prevenção", afirma.

E quem acha que para começar a cuidar da saúde é preciso ser jovem, se engana ao ver o exemplo do aposentado João Alves Costa de 86 anos. Ele que estava descansando debaixo das árvores da praça, ao ver a equipe do médico Almir Santana, logo foi aproveitar a prestação do serviço.

"Essa é uma equipe que me passa muita responsabilidade e quero viver muito ainda, por isso quero me cuidar de várias formas. É muito importante a gente saber como está nosso organismo, não custa nada, é só um furinho no dedo e nem dói", relata.

Entre as atividades desta segunda-feira do casal Robson Luiz e Arlete Laneira, o teste da Sífilis foi uma das prioridades da manhã. "São tantas atividades no dia a dia que nós não paramos para entrar em uma unidade para fazer esse teste. Com essas ações da SES ir até a população, todos saem ganhando de forma muito rápida", finaliza Robson Luiz.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯