16 Outubro 2013 - 11:07

União e Estado estudam meios para otimizar relação com Pontos de Cultura

Uma reunião realizada nessa terça-feira, 15, no gabinete da secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, promoveu uma discussão sobre as mudanças e os esforços mantidos pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) em estudar um modelo de política cultural voltado para a relação com a sociedade civil, o que envolve a rede de Pontos de Cultura e alguns editais destinados às comunidades tradicionais. A reunião contou com a presença da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

O debate girou em torno da necessidade de unir esforços e manter um diálogo entre os órgãos, na perspectiva de elencar as contribuições a serem dispensadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-SE), com vistas a uma otimização da relação entre o poder público e a sociedade civil, principalmente os Pontos de Cultura, fazendo com que essa relação fique menos burocrática.

Atenta aos diálogos também mantidos na presença de alguns dos seus assessores, a secretária Eloisa Galdino avaliou como extremamente positiva a visita da secretária, uma vez que torna visível o seu compromisso com o avanço das políticas de cultura implementadas pelo MinC.

“Políticas essas que dialogam com a sociedade civil e têm os Pontos de Cultura como principais ferramentas desse processo. Com essa perspectiva, nós estamos dispostos a avançar ainda mais nas ações culturais já realizadas em Sergipe e entendemos que esse avanço vai representar uma possibilidade maior no âmbito dos orçamentos, tanto por parte do Ministério quanto por parte da Secult, com vistas ao alcance direto da sociedade, que são os realizadores de cultura”, explicou Eloisa Galdino.

Na ocasião, a secretária Márcia Rollemberg informou também que a emenda capitaneada pelo Senador Valadares, da bancada de Sergipe, para promoção do Encontro Nordestino de Cultura em Aracaju, está sob seus cuidados. “A secretária trouxe o empenho pessoal dela para que tenhamos uma articulação maior junto aos parlamentares sergipanos e à própria gestão orçamentária do Ministério, para que Aracaju sedie o ‘I Encontro Nordestino de Cultura’, a ser realizado no primeiro semestre de 2014”, acrescentou a secretária de estado da Cultura.

Para Márcia Rollemberg, a reunião se fez oportuna para pontuar aspectos relacionados ao Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva. “A intenção é de que a política do referido programa seja também a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. Dessa forma, almejamos valorizar e reconhecer os Pontos de Cultura, viabilizar a formação de agentes de cultura, definir o papel da União, do Estado e do Município, com plena colaboração de esforços e recursos”, assegurou a secretária da SCDC, que também veio a Aracaju para prestigiar a ‘VII Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras’.
 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯