17 Janeiro 2014 - 09:22

Saúde certifica 100% dos municípios para prestação de contas digital

Sergipe, mais uma vez, saiu na frente no Brasil em relação à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo do Estado foi o primeiro a fazer a certificação digital de 100% dos municípios para implantação da versão mais atualizada do Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). Trata-se de um instrumento de planejamento, gestão e controle social do SUS de gastos em saúde realizados com recursos dos Governos Federal, Estaduais e Municipais.

A partir de 2013, com a nova versão do SIOPS, o Distrito Federal, os Estados e Municípios terão mais agilidade e transparência das informações. De acordo com o responsável técnico da SES pelo SIOPS, Amilton Henrique de Alcântara, a certificação digital começou a ser feita em todo país desde março do ano passado com prazo para término no final de janeiro de 2014.

"Todo processo de Certificação Digital foi custeado pelo Ministério da Saúde. Cada município recebeu quatro tokens, um tipo de hardware e autorização para criar a assinatura digital nas certificadoras contratadas pelo Ministério. A Secretaria de Estado da Saúde deu apoio institucional aos municípios para que pudessem fazer a certificação digital", explicou o técnico.

Ainda segundo Amilton, "todos os 75 municípios cumpriram o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde e não sofreram as punições previstas, como o bloqueio de recursos e o custo da implantação".

Ainda de acordo com o técnico, o SIOPS é a única base de dados que contém as informações sobre a utilização de recursos do SUS. Essa nova versão permite que as informações sejam disponibilizadas bimestralmente e na versão anterior era feita semestralmente.

"As informações sobre os gastos na Saúde estão disponíveis para a população em geral, pesquisadores em seus estudos e acompanhamento dos órgãos de controle de gastos públicos. Para isso, basta acessar o site do SIOPS", esclareceu o técnico da SES.

por Agência Sergipe

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