17 Janeiro 2014 - 10:05

SES treina novos agentes de endemias e motoristas de carro fumacê

Divulgação
Sergipe passará a contar com o reforço de 44 agentes e 16 motoristas

Encerrou nessa quinta-feira, 16, a 12ª capacitação para Agentes de Endemias e Motoristas de Ultra Baixo Volume (UBV) promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Ao todo, foram qualificados 19 profissionais sendo nove agentes de endemias e 11 motoristas. Todos foram aprovados no processo seletivo simplificado realizado pela Funesa, em 2011.

Segundo a coordenadora de Prevenção e Promoção à Saúde da Funesa, Liliane Trindade, os agentes complementarão a equipe da Brigada Itinerante Estadual e os motoristas integrarão o quadro da central de Ultra Baixo Volume, onde conduzirão o ‘Carro Fumacê’. “Com a atuação desses profissionais, Sergipe passará a contar com o reforço de 44 agentes e 16 motoristas”, aponta.

A capacitação iniciou no último dia 14. Nesse período, eles passaram pela qualificação teórica que alertou sobre os temas fundamentais para o combate à dengue e receberam todo equipamento necessário para a execução do trabalho.

“Com a finalização dessa etapa, os profissionais iniciarão o treinamento prático, que será realizado in loco. Tiramos todas as dúvidas dos agentes e motoristas com informações para que possam desempenhar um bom trabalho”, disse Maria da Graça Boaventura, responsável técnica do programa da Dengue pela SES.

Para os convocados, o novo trabalho está sendo aguardado com expectativa. “O treinamento foi bastante informativo e produtivo. Iniciativas como essa são fundamentais para ampliar nosso conhecimento. Estou ansioso para por em prática tudo o que aprendi”, afirma Reinam Lima, agente de endemias.

Brigada Itinerante

Em Sergipe, o Governo do Estado promove ações em parceria com os municípios com a finalidade de combater a dengue. Dentre as iniciativas está o trabalho da Brigada Itinerante (que vai a todos os municípios fazer a fiscalização in loco), capacitação de técnicos municipais, ampliação do número de municípios que fazem o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) e o reforço na assistência aos pacientes.

Ate novembro de 2013, os agentes da Brigada Itinerante da SES visitaram 13.530 terrenos baldios nos 60 municípios por onde passaram. Durante a ação, é feita a busca de possíveis criadouros e a eliminação dos focos. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯