18 Fevereiro 2013 - 17:37

Poços da Cohidro irão beneficiar 600 famílias em Boquim

Com a missão de promover qualidade de vida à população rural, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) dá continuidade ao trabalho de perfuração e recuperação de poços nos municípios sergipanos.

Na última sexta-feira, 15, o presidente da Companhia, Mardoqueu Bodano, esteve em Boquim para conferir locais que receberão dois deles, beneficiando cerca de 600 famílias no uso doméstico e na geração de novos empregos na região. Na visita, Mardoqueu foi recebido pelo prefeito Jean Carlos Nascimento e o vice-prefeito Clóvis Trindade.
Por meio de um ofício enviado à presidência da Cohidro, o prefeito Jean Carlos solicitou a perfuração de dois poços em Boquim. Um deles será para atender a Sumo Industrial que hoje gera mais de 100 empregos diretos e centenas de indiretos, o outro será no povoado Três Irmãos, atendendo mais de 300 famílias que hoje vivem da produção e comercialização de plantas ornamentais e de grama da variedade esmeralda. “Solicitei a intervenção da Cohidro e fui imediatamente atendido. Já classifico esta parceria como fundamental. Em breve, vocês estarão aqui visitando esses locais e vamos colher frutos desta semente”, antecipa o prefeito.
No povoado Três Irmãos, cerca de 300 famílias trocaram a plantação de laranja por plantas ornamentais e pela grama esmeralda, e tem dado certo. Segundo o presidente da Associação dos Produtores, “Ninho das Plantas”, como é conhecido, hoje praticamente quase todos os moradores comercializam plantas, gerando bons lucros. Ninho ainda explica que a maior dificuldade da região é com a água, incapaz de atender as demandas.

“Fiquei feliz com a visita do presidente da Cohidro. Agora é a certeza que nosso problema será solucionado. Com o poço perfurado, vamos crescer o acesso à água e teremos a oportunidade de expandir mais o nosso mercado, podendo gerar empregos na região”, pontua.
Outro poço beneficiará na produção da Sumo Industrial. Segundo o gerente industrial, Paulo Roberto, atualmente a empresa é abastecida por meio de carros-pipa e dois poços. Ele expressou a satisfação em firmar mais uma parceria com o Governo do Estado na geração de emprego.

“Hoje atendemos ao Governo, através da Conab, com o ‘PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) da Laranja’ industrializando o suco, mas a nossa dificuldade é em relação ao consumo de água. Todo trabalho precisa ser manuseado com a água e agora a Cohidro chega para se somar e vamos conseguir expandir o nosso trabalho, gerando mais emprego na região”, disse Paulo relembrando que quando chegou a Sergipe a Sumo empregava 40 pessoas, número que hoje está em 115 funcionários.

Durante a visita, o presidente da Cohidro disse que o objetivo é intensificar o trabalho de perfuração e manutenção de poços nos municípios. “É uma enorme satisfação fazer um bem aos moradores de Boquim e poder atender a um percentual tão expressivo da população. Esse é o nosso dever. Em 2013, uma das metas do governo Marcelo Déda é continuar atendendo aos sergipanos com esse trabalho, que será intensificado com a aquisição de novas máquinas perfuratrizes, já garantida pelo Ministério da Integração Nacional a Cohidro”, reveleu Mardoqueu Bodano.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯