18 Outubro 2013 - 16:14

Sergipe dá início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Empenhada em difundir o conhecimento científico, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia (Sedetec), oficializou a abertura da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 (SNCT), na última quinta-feira, 17, no Hotel Quality.

Com o tema ‘Ciência, Saúde e Esporte’, a edição sergipana do evento, que acontece em formato semelhante por todo o Brasil, é vinculada a diversas instituições de ensino e pesquisa, numa tentativa de germinar uma cultura de ciência e tecnologia no estado. Assim, até o dia 25 de outubro, a população sergipana poderá desfrutar, gratuitamente, de palestras, apresentações de trabalhos, atividades artísticas e outras atividades referentes ao tema, em Aracaju e em algumas cidades do interior do estado.

Durante a cerimônia de abertura, também foram entregues prêmios a professores e estudantes pesquisadores, que se destacaram no último ano em Sergipe. De acordo com o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, os prestigiados concorreram em um edital lançado há alguns meses. “Lançamos um edital, para diversas categorias, como pesquisador, pesquisador júnior, jornalista e jovem comunicador”, explica. José Ricardo ressalta ainda, que a SNCT exerce uma ação de divulgação científica de forma intensiva e lúdica.

A estudante do curso de graduação de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), premiada na categoria Jovem Cientista, Paula dos Passos Menezes, é um exemplo de como a ciência, desde cedo, pode ajudar o estudante a enxergar novas possibilidades de vida. Ela está no décimo período do curso e participa de pesquisa desde o segundo período. “Ganhar esse prêmio foi de grande importância. Dá um peso maior ao meu currículo. Tenho certeza que vai abrir muitas portas este reconhecimento do meu trabalho”, orgulha-se a aspirante a cientista.

Outra pesquisa em destaque na noite foi a realizada pelo pesquisador e professor de Fisiologia da UFS, Márcio Roberto Viana dos Santos. Em parceria com alunos de graduação e pós-graduação, ele foi premiado pelo trabalho ‘Estudo da Atividade antidiabética do extrato aquoso Chrysoba Lanus Icaco em ratos’, que investigou o efeito antidiabético de uma planta medicinal. “Em termos de premiação, é o reconhecimento de trabalho de vários anos para o professor, e para os alunos, é um estímulo. Além do reconhecimento da instituição”, conclui.

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, um dos homenageados da noite, por seu desempenho e dedicação para com a ciência e tecnologia, acredita que este tipo de incentivo aumenta a perspectiva de mudança. “Há todo um empenho nosso para criar uma cultura de ciência e tecnologia em nosso estado. Graças à ciência estamos vivendo mais e tendo uma sociedade melhor”, exalta o reconhecimento à comunidade científica.
 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯