19 Outubro 2013 - 10:55

Cerca de 40% das obras na Zona de Expansão foram executadas

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já executou cerca de 40% das obras de implantação de esgotamento sanitário na Zona de Expansão de Aracaju. São mais de 400 homens trabalhando em diversas áreas para que o cronograma seja cumprindo dentro do previsto. Se hoje máquinas e ruas escavadas causam transtornos, ao final do cronograma o resultado esperado é a preservação do meio ambiente, além de melhoria das condições de saúde pública e qualidade de vida na região. Para isso, são investidos R$ 42 milhões, recursos do Governo do Estado e do Governo Federal. O prazo previsto de conclusão é de seis meses.

Há frentes de trabalho no loteamento Aruana, nos conjuntos Santa Tereza, Franco Freire, residenciais Santa Maria, Lagunas, Mirassol, Vila Verde e Solar I. Todas estas áreas estão recebendo as obras de esgotamento sanitário. O morador Pedro Frederico Antunes já vislumbra os benefícios. "O saneamento básico é importantíssimo para saúde, assim como para o conforto. As fossas trazem muitos transtornos. Com o sistema de esgotos será possível viver com mais tranquilidade".

A execução da obra conta com a implantação de mais de 120 quilômetros de rede, a extensão equivale a distância entre as cidades de Aracaju a Nossa Senhora da Glória. É através dos tubos que será coletado e transportado o esgoto produzido pelos moradores. E antes de ser devolvido à natureza, o material despejado será tratado na Estação de Recuperação de Qualidade (ERQ) da região Sul. O investimento contempla ainda a construção de 16 estações elevatórias, que auxiliam o funcionamento do sistema de esgotamento.

Resultados

O diretor de Meio Ambiente e Engenharia da Deso, o engenheiro Carlos Fernando de Melo Neto, explica que a empresa lida com uma obra complexa, do ponto de vista técnico e da logística da execução dela. Isso porque as ruas precisam ser interditadas e escavadas, para colocação dos tubos. "Por alguns dias, o acesso às residências pode ser dificultado, mas isso tudo é natural. A Deso não tem como atropelar a sequência dos serviços", explica o engenheiro, dando a garantia de que o resultado final é duradouro.

As obras são realizadas por trechos e quando um termina outro é iniciado. Em várias ruas, as obras acontecem ao mesmo tempo, seguindo um planejamento técnico que é fiscalizado de perto. Tal esforço da Deso é para consolidar o avanço no plano de expansão de cobertura de saneamento básico na capital sergipana. Aracaju deixa de ter uma cobertura de 35% para alcançar um atendimento superior a 80%, em 2014. Também há recursos na ordem de R$ 150 milhões, garantidos para construir sistema de esgotamento em bairros de Zona Norte, o que vai elevar o índice de cobertura para 90%.

O morador da Aruanda, Francisco Leonardo Gomes mostrou-se satisfeito com os investimentos "As obras de saneamento trazem muitos benefícios, pois melhoram a qualidade de vida, a infraestrutura da cidade, beneficiam a população com mais saúde, além de favorecer os empreendimentos e a valorização dos imóveis. Acredito que, apesar dos transtornos, essas obras vão melhorar o nosso bem-estar".

Andamento

Dentro de um mês, há previsão de que a implantação de rede seja concluída no loteamento Aruanda. As próximas localidades a receberem frentes de trabalho são: residenciais Horto do Carvalho, Aquarius, Porto Atlântico, Costa Verde, Porto Mar e Costa Nova. O território contemplado fica próximo ao mar e é composto por lagoas, o que tornam a região vulnerável ambientalmente. Por isso, a implantação de rede de esgoto torna-se ainda mais imprescindível.

O técnico Industrial Sênior, responsável pelas obras, Aécio Silva, reforça a importância do empreendimento. "O maior impacto desta obra é a proteção ambiental e a promoção de saúde para a população. Com a rede de esgotamento sanitário os esgotos domésticos serão coletados e tratados antes de serem devolvidos ao meio ambiente".

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯