20 Setembro 2012 - 10:06

Deso discute execução do Projeto Águas de Sergipe

Divulgação
Debate estabeleceu estratégias de execução do contrato

Dando continuidade ao plano do Governo do Estado de recuperação do Rio Sergipe, os diretores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) se reuniram, nesta quarta-feira, 19, com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O objetivo do debate, realizado na sede da empresa de saneamento, foi estabelecer estratégias de execução do contrato Águas de Sergipe, firmado com Banco Mundial (Bird) para acesso aos recursos na ordem de U$ 70,275 milhões.

O investimento será destinado ao aumento da disponibilidade de água tratada e a construção de esgotamento sanitário para as populações da Bacia do Rio Sergipe. “Essa foi primeira reunião de trabalho para implantação do projeto. Hoje já discutimos sobre os projetos que serão apresentados e enviados para análise da Semarh”, explicou o diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas.

Agora cabem à Deso e à Semarh colocarem em prática os estudos e projetos para o começo da licitação. A empresa será responsável pela construção de redes de esgoto e de drenagem nos municípios de Itabaiana e Ribeirópolis. Além disso, o sistema de abastecimento de água de Divina Pastora será recuperado.

O projeto executivo da obra de Ribeirópolis está pronto, restando agora apenas a conclusão dos projetos de Itabaiana e Divina Pastora. A previsão é que até março de 2013, o processo licitatório seja iniciado.

Investimentos

O contrato Águas de Sergipe foi assinado no último dia 13 pelo governador Marcelo Déda e a diretora do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Deborah Wetzel, em Brasília. A medida vai reforçar o trabalho do Governo em recuperar do Rio Sergipe. Isso porque os U$ 70 milhões a ser liberados pela instituição financeira internacional se somam ao ciclo de investimentos orçados em outros U$ 46,85 milhões de contrapartida de Sergipe, já em execução através da Deso.

Esse recurso é aplicado pela empresa de saneamento na construção de redes de esgoto da Barra de Coqueiros, já completada, de Nossa Senhora do Socorro, de Aracaju e de São Cristóvão. O resultado de todo o trabalho empenhado é a redução nos índices de poluição em corpos hídricos na bacia hidrográfica do rio Sergipe e a melhoria da gestão da disponibilidade hídrica do estado para diversos usos.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯