20 Setembro 2012 - 13:35

Semarh faz nivelamento sobre Programa Água Doce

Divulgação
Programa visa garantir água potável de boa qualidade para o consumo humano

Nesta quarta-feira, 19, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Grupo de Trabalho Técnico do PAD, reuniram-se na sala da Uapas da Semarh para dar continuidade as diretrizes e etapas que contemplam o Programa Água Doce (PAD). O Programa visa garantir a recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização em 25 comunidades do semiárido sergipano, garantindo água potável de boa qualidade para o consumo humano.

Durante a reunião, foram avaliadas estratégias e encaminhamentos cabíveis para a execução do projeto que investirá R$ 4.414.891,54 na gestão, de forma a atender e supervisionar a situação hídrica no estado principalmente nas localidades difusas.

De acordo com o coordenador técnico do Programa Água Doce, Walter Santana de Souza, dentro do valor investido para a execução do programa na região do semiárido sergipano, será contratada uma consultoria para a elaboração do diagnóstico técnico ambiental das áreas carentes, visando, identificar 75 localidades que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa.

“Uns dos critérios para a escolha dessas localidades se dará através de regiões onde apresentam os menores índices pluviométricos, ausência ou dificuldade de acesso a água potável, maiores índices de mortalidade infantil e menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) por município”, afirmou Walter Santana.

Ainda segundo ele, até o próximo dia 28, o Grupo de Trabalho Técnico do PAD deverá entregar um relatório de informações que darão subsídios da situação atual dos poços existentes no semiárido sergipano.

“Governo do Estado, através da Semarh, vem recuperando sistemas de dessalinização e implantando novos equipamentos na região, tornando as comunidades independentes de ações atenuantes nos períodos mais secos, gerando o menor impacto ambiental possível e criando novas alternativas para a produção de alimentos e renda”, informou o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.

PAD

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil.

Participação

Participaram da reunião representantes da Semarh, DNOSC, Emdagro, Embrapa, Deso, Incra, Codevasf, Pronese e Cohidro.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯