21 Agosto 2012 - 09:13

Criadores vão emitir Guia de Trânsito Animal pela internet

Agora os criadores de animais sergipanos vão ganhar uma nova ferramenta que traga mais tranqüilidade na hora de emitir o seu Guia de Trânsito Animal (GTA), é que a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para que o estado de Sergipe inicie a emissão da guia eletronicamente pela rede mundial de computadores.

O e-GTA vai permitir que o produtor emita sua GTA pela internet direto de sua propriedade a um valor ainda a ser estipulado pela Emdagro e garantir que esse guia seja consultado em todo o território nacional, conferindo-lhe assim maior confiabilidade e transparência. A novidade faz parte da Instrução Normativa nº 19 de 03/05/2011 do Mapa, que orienta a cada Estado a adotar o formato eletrônico da Guia de Trânsito Animal (GTA) na forma do modelo e-GTA, obedecendo assim, às diretrizes do Programa Governo Eletrônico Brasileiro.

“O sistema adotado traduz a necessidade de intensificar o processo de modernização e melhoria no atendimento daqueles que compõe a cadeia produtiva dos produtos de origem animal em Sergipe”, destacou a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, que ressalta ainda a facilidade com que não só os criadores, como também os profissionais de fiscalização terão no momento de uma abordagem a uma carga de verificaram a veracidade daquele Guia emitido. “Para tanto, estão sendo adquiridos Tablets com acesso à internet os quais ajudarão na consulta instantaneamente”, frisou.

Ainda de acordo a diretora, o fato de poderem emitir as GTA´s pela internet não impede que a forma tradicional seja usada. “Atualmente, apenas o município de Lagarto está apto a proceder com a emissão das guias via on-line e, por isso, o sistema será usado concomitantemente com o modelo anteriormente utilizado, mas, em um curto espaço de tempo todo o estado de Sergipe estará com o sistema disponível”, garante Salete.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯