25 Novembro 2014 - 17:01

Baixo São Francisco recebe 250 professores da rede estadual

Divulgação
Em reunião com os docentes, secretária de Educação discorreu sobre as leis e dispositivos legais

A secretária de estado da Educação, Hortência Maria Pereira Araujo, se reuniu na manhã desta terça-feira, 25, na cidade de Propriá com cerca de 250 professores para dar as boas-vindas aos recém-empossados que já trabalham nas escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE-6), com sede nesse município. O encontro foi realizado no auditório da Universidade Tiradentes.

No encontro, a professora Hortência Araujo deu as boas-vindas aos professores e afirmou que é uma imensa alegria cumprir esse calendário de visitas em todas as Regionais de Educação, apresentando todos os dados da Secretaria de Estado da Educação aos novos docentes. “O melhor desses encontros é conhecer de perto os docentes recém-empossados que agora fazem parte do nosso quadro permanente de professores e que irão contribuir para elevar cada vez mais a qualidade de ensino do nosso estado”, declarou a secretária.

Ela apresentou aos docentes diversos dados sobre a rede estadual de ensino, começando com um quadro geral com os números de servidores, professores e alunos matriculados. Logo em seguida, Hotência fez uma apresentação do organograma da Seed, explicando o funcionamento de cada setor da Secretaria. Ela relatou que a Pasta é composta pelo gabinete da secretária, três assessorias, sete departamentos, uma coordenadoria de informática e 10 Diretorias de Educação. A DRE -6, especificamente, é formada por 14 municípios da região do Baixo São Francisco, tem 43 escolas e mais de 12 mil alunos.

Hortência Araujo discorreu ainda sobre as leis e dispositivos legais onde se encontram descritos os direitos e deveres dos servidores e professores. Ela citou a Constituição Federal, nos artigos 205 a 214; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que rege a Educação Básica e Superior do País; a Lei Complementar 16; o Estatuto do Magistério Público do Estado de Sergipe; a Lei Complementar 61, que trata do Plano de Carreiras e Remuneração dos Professores; e o Estatuto dos Funcionários Civis do Estado de Sergipe.

PNE

A secretária fez uma explanação sobre a construção do Plano Estadual de Educação de Sergipe, que será baseado no Plano Nacional de Educação (PNE). Ela destacou que é preciso que todos participem nesse processo de construção do PDE de Sergipe e explicou que o documento possui 10 diretrizes e 20 metas. "É necessário que haja a contribuição de todos, porque esse plano será para os próximos 10 anos", disse.

Uma das diretrizes do PNE é a melhoria da qualidade da educação. Hortência Araújo afirmou que um dos principais instrumentos para isso é o currículo escolar, que toda unidade de ensino deve ter. O Departamento de Educação da Seed elaborou um Currículo Referencial que poderá ser seguido por todas as escolas, entretanto, a secretária explicou que a unidade de ensino que não queira seguir as sugestões da Seed pode elaborar um outro Currículo Referencial junto com seus professores e se basear nele para ministrar as aulas.

"Adotar um currículo no início do ano e elaborar o seu plano de trabalho, onde estará contido o seu plano de curso, são responsabilidades da escola e dos professores. É um direito de todos os alunos saberem o que eles irão estudar durante o ano inteiro. E esses são caminhos que nos levam a uma qualificação da educação", disse.

Outra meta do PNE destacada pela secretária é a de oferecer educação em tempo integral, atingindo no mínimo 50% das escolas, de forma a atender 25% dos alunos da rede. Ela citou os colégios Atheneu Sergipense, Ministro Marco Maciel, Vitória de Santa Maria e o Manoel Messias Feitosa como exemplos exitosos de educação em tempo integral em Sergipe.

Valorização dos Professores

A secretária aproveitou a oportunidade para divulgar pesquisa do IBGE colocando Sergipe como o terceiro estado que tem a melhor média salarial entre os profissionais do magistério das redes públicas da educação básica, quando comparada com a média paga aos demais profissionais de nível superior. O levantamento foi realizado pelo IBGE/PENAD em 2012, e encontra-se disponível no portal do MEC. De acordo com Hortência, esta colocação é fruto do pagamento do Piso Nacional do Magistério, interiorização e outras vantagens concedidas aos professores.

A secretária mostrou que atualmente a rede estadual possui 96% do seu quadro de professores graduados, sendo 4.272 especialistas, 281 com mestrado e 18 com doutorado. "Quando começamos a lotar em 2012, nós tínhamos 3.600 contratados, hoje temos somente 60. Isso significa que o governo quer pessoas efetivas trabalhando na rede, comprometidas com a educação, com a escola onde foram lotadas e com a aprendizagem dos nossos alunos", afirmou.

Programas

A secretária destacou ainda os diversos programas promovidos pela Seed, como o Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Pré-Universitário, Pró-Jovem Urbano, Pró-Jovem Rural, Sergipe Alfabetizado, PNAIC, entre outros.

Ela ressaltou a importância do Pré-Universitário, que prepara os alunos da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atualmente o programa atende a 5.870 alunos em 40 polos, distribuídos por 24 municípios.

Hortência Araújo mostrou que no ano passado a rede estadual de ensino aprovou 3.042 alunos na UFS, sendo 19 alunos com alguma deficiência. Além disso, também foram aprovados 1.045 alunos em outras instituições de ensino superior, dando um total de 4.106 estudantes que ingressaram na universidade. Ela destacou que a aprovação de alunos com deficiência fez com que a universidade começasse a se adequar para atender a essa demanda.

Infraestrutura

Ainda durante o encontro, Hortência Araujo mostrou os investimentos que o governo do Estado tem feito com relação à estrutura das escolas. A Seed já entregou 106 unidades totalmente reformadas e ampliadas, 35 estão em reforma, 21 em processo de licitação e 28 na fase de elaboração de projeto. Os investimentos chegarão em R$ 237 milhões entre construção, reforma e ampliação de escolas e quadras poliesportivas. "Nunca se investiu tanto na reforma das escolas como nós investimos. Isso nos enche de orgulho", disse a secretária.

Ela expôs fotografias de algumas unidades de ensino antes e depois de serem reformadas, mostrando a grande melhoria que tem sido feito na infraestrutura das unidades de ensino. A secretária explicou que a Seed elaborou um padrão de engenharia que todas as reformas de escola devem seguir.

Ideb

A gestora também falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a necessidade do compromisso de todos para que as escolas alcancem melhores índices. "Está em nossas mãos. Temos que enxergar a educação como o único caminho para o desenvolvimento da nação. E a Seed está aberta ao diálogo e à disposição de todos", afirmou.

Desafio

O professor Antônio Nunes, diretor da DRE -6, afirmou que esse encontro com a secretária de Estado da Educação Hortência Araujo foi gratificante, "uma vez que pode falar e também escutar todos os docentes que expuseram suas necessidades cotidianas para a promoção de avanços na educação pública estadual". "Foi uma demonstração de compromisso da Seed em promover um diálogo reunindo um número significativo de educadores com o intuito de garantir à sociedade o direito a uma educação de qualidade e transformadora", disse Nunes.

Os professores que estiveram presentes no encontro acharam de suma importância esse encontro que promoveu um diálogo aberto e direto com a Seed e não pouparam elogios a secretária."É importante conhecermos toda a estrutura da Secretaria de Educação e todos os programas desenvolvidos, pois isso nos dá mais segurança para o nosso trabalho em sala de aula. A Seed está de parabéns por essa iniciativa'', disse o professor Clebson Ferreira que leciona geografia no Colégio Estadual Matias Barroso, situado no município de Santana do São Francisco.

Essa também foi a opinião da professora Maria Anita Santos, que foi lotada no Colégio Estadual Nações Unidas, situado em Aquidabã. "Nós que estamos ingressando agora na rede estadual nos sentimos mais seguros na hora de desenvolver nossos projetos na escola, pois sabemos a quem devemos recorrer para a efetivação desse projeto.
Foi um encontro muito bom que respondeu muitos questionamentos dos novos professores'', frisou a professora.

Já para a professora Helena de Oliveira, que leciona história, na Escola Estadual Manoel Dantas, em Cedro de São João, o encontro serviu também para promover uma interação entre os docentes recém-empossados. "Além de conhecer toda estrutura e programas já desenvolvidos pela Seed, pudemos conhecer melhor nossos colegas e trocar informações necessárias para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Que mais encontros como estes aconteçam'', revelou a professora.

por Agência Sergipe

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