26 Março 2024 - 21:53

Professores da rede pública estadual representarão Sergipe na regional do Prêmio Educador Transformador 2024


Os professores da rede pública estadual de ensino Givanildo Batista da Silva (Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju) e Marluce Pinto dos Santos (Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Prof. Marcos Ferreira, de Simão Dias) representarão Sergipe na etapa regional Nordeste do Prêmio Educador Transformador 2024. Os professores foram os finalistas na etapa estadual nas categorias “Ensino Médio” e “Educação de Jovens e Adultos”, respectivamente, e vão concorrer com mais outros finalistas de cada estado nordestino ao prêmio nacional.

A professora Marluce Pinto inscreveu o projeto “O Cordel que transforma”, que consiste em uma disciplina integradora denominada "Atividade Integradora: Linguagens e Códigos”, realizada no período do primeiro semestre de 2023, no Centro de Referência de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias.

Para Marluce, “O Cordel que transforma” é um projeto especial que busca promover a valorização da literatura de cordel dentro da escola e da sociedade e difundir o hábito de ler e escrever entre os estudantes, proporcionando uma viagem fascinante a um universo textual, completamente diferente do habitual.

“É um privilégio ser reconhecida pelo meu trabalho, realizado com muita dedicação, durante anos de minha carreira. Que esse prêmio me inspire a continuar buscando uma educação de excelência, sempre em prol dos meus alunos”, disse a professora.

No primeiro lugar da categoria “Ensino Médio” foi selecionado o “Plant Therapy: Produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL”, orientado pelo professor Givanildo Batista da Silva, que lecionava, na época, no Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, e agora está lotado no Centro de Excelência Leandro Maciel.

Givanildo Batista disse que o projeto desenvolvido em 2023 por alunos do Centro de Excelência José Rollemberg extrai plantas fitoterápicas cultivadas na própria escola e a partir daí produzem gel, álcool e sabonetes. “Esse projeto é a consolidação de um trabalho coletivo. Estou feliz por estar na Regional. E não é só meu; é um prêmio da educação básica sergipana, dos alunos, do professor Bosco, do professor Celso, e da equipe diretiva. A inclusão de um aluno surdo no projeto foi um divisor de águas. Os alunos criaram a partir daí um clube de Libras para melhorar a comunicação”, explicou.

O mesmo projeto "Plant Therapy: Produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL” foi premiado em primeiro lugar na categoria “Ciências” da Cienart 2023, realizada pela Universidade Federal de Sergipe; participou também da Feira do Agreste, em Itabaiana. Integrantes ministraram oficinas em outras feiras. O projeto tem como colaboradores os professores Bosco Luiz Almeida (Física), Antônio Celso Freitas (Biologia) e Andreza Cristina Andrade (diretora).

A partir dessa segunda etapa, sairão os finalistas regionais, que participarão da etapa nacional. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá na programação da Bett Brasil 2024, que acontecerá no período de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Valorização do Educador Transformador

O Prêmio Educador Transformador é conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bett Brasil e Instituto Significare. O Prêmio Educador Transformador entra na segunda edição e é um dos principais programas de valorização que visa valorizar e divulgar projetos e educadores promotores de experiências exitosas e projetos inovadores nas escolas por todas as regiões do Brasil, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.

Puderam se inscrever professores de escolas públicas e privadas, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.

Veja a lista completa dos finalistas na etapa estadual:

EDUCAÇÃO INFANTIL (SE)
1° lugar: Infâncias brincantes - Ivana Cristina Santana

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (SE)
1° lugar: Uma nova visão no cultivo das plantas - Tania Maria Silva Santos

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (SE)
1° lugar: Empreender mulher: a representação do trabalho artesanal das mulheres vassoureiras do Pov. Muquém, Itabaianinha/SE - Marcos Paixão Bastos dos Santos Banco

ENSINO MÉDIO (SE)
1° lugar: Plant Therapy: Produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL - Givanildo Batista da Silva

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (SE)
1° lugar: Upcycling: A Moda agora - Thays Ribeiro

ENSINO SUPERIOR (SE)
1° lugar: Arte, educação e empreendedorismo social - Rosane Bezerra Soares

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) (SE)
1° lugar: O cordel que transforma - Marluce Pinto dos Santos.    

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯