26 Maio 2010 - 08:15

Ações do Bem Mulher beneficiam cidadãs da Barra e de Santo Amaro

No último sábado, 22, mais de 780 mulheres entre 25 e 59 anos, dos municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, saíram de suas casas para participar do programa Bem Mulher, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), executada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e que conta com o apoio dos municípios por onde passa.

Durante todo o dia, as cidadãs dos dois municípios tiveram acesso a exames clínicos da mama, exames de lâmina, teste rápido para detecção do HIV, medicamentos e oficinas sobre planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis. As mulheres que manifestaram interesse em realizar a laqueadura tubária, para esterilização definitiva, ou inserir o Dispositivo Intrauterino (DIU), foram devidamente encaminhadas ao ginecologista, assim como alguns encaminhamentos foram feitos também ao mastologista após exames clínicos da mama. Quem apresentou algum sinal ou sintoma de infecção ginecológica recebeu gratuitamente a medicação para o tratamento.

O Bem Mulher é um programa da SES que já se configura como um sucesso da gestão atual, atingindo seu objetivo em se tratando do alcance de um número representativo de beneficiadas por todo o Sergipe, promovendo uma vida mais saudável e o resgate da cidadania. Desde que o programa foi lançado, em março do ano passado, mais de 18 mil mulheres de Sergipe foram beneficiadas em 39 municípios, além do Presídio Feminino (Prefem), em Aracaju.

Na última edição, no município da Barra dos Coqueiros, o programa cadastrou 445 cidadãs, conseguindo realizar 366 exames citopatológicos (de lâmina), 170 testes rápidos de HIV, 243 exames clínicos de mama, 56 agendamentos para o mastologista, 27 fichas de interesse para laqueadura tubária (cirurugia para esterilização definitiva), nove encaminhamentos para inserção de DIU (dispositivo intrauterino) e 21 para o ginecologista.

Já em Santo Amaro das Brotas, o programa cadastrou 338 cidadãs, conseguindo realizar 280 exames citopatológicos (de lâmina), 120 testes rápidos de HIV, 240 exames clínicos de mama, 26 agendamentos para o mastologista, 15 fichas de interesse para laqueadura tubária (cirurugia para esterilização definitiva), quatro encaminhamentos para inserção de DIU (dispositivo intrauterino) e 24 para o ginecologista.

 

por Ascom/SES-SE

Comentários comentar agora ❯