29 Agosto 2013 - 09:00

Carros temáticos que desfilarão no 7 de Setembro começam a ser confeccionados

Os carros temáticos e alegorias de mão que serão utilizados no desfile cívico militar 7 de Setembro, em homenagem à Independência do Brasil, já estão em processo de confecção. Segundo o chefe do cerimonial da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Almir Garcez, a produção teve início no mês de julho, e cerca de 50 pessoas estão envolvidas no processo de confecção da estrutura dos carros.

Ao todo serão dois carros temáticos e oito alegorias de mão. O tema do desfile este ano é "Pátria Amada Brasil", e por isso, os carros e alegorias irão mostrar os índios desde a época do descobrimento do Brasil até os dias de hoje. "Vamos mostrar a flora e a fauna que os índios preservam, além de índios que tiveram destaque em Sergipe, como o cacique Serigy", explicou Almir.

Desfile

O primeiro carro temático, que será o abre-alas, contará com uma representação das ocas, onde os índios moram. Nele estará escrito o tema do desfile, e virá também a palavra Serigy.

O segundo será uma alegoria de mão mostrando o índio em seu habitat na época do descobrimento. Haverá também uma representação da primeira missa realizada no Brasil. Logo em seguida virão outras alegorias mostrando o índio da época da República até os dias de hoje.

Anderson Fabiano, um dos funcionários que estão trabalhando na confecção dos carros temáticos, destacou que "sinto-me feliz e acho que estou contribuindo para a cultura do nosso estado. É um prazer fazer parte desse trabalho e dessa festa que é o desfile do 7 de Setembro".

O chefe do cerimonial da Seed, Almir Garcez, ressaltou a importância do desfile para todos os estudantes. "É um resgate que fazemos do civismo junto aos alunos. Eles procuram fazer o melhor possível, com as bandas de fanfarra, e esse é um modo de eles declararem seu amor ao Brasil", afirmou.

Como ocorre anualmente, o Desfile Cívico-Militar terá início às 8h, com encerramento às 12h, saindo da altura da praça Camerino, percorrendo a Avenida Barão de Maruim e encerrando na praça da Bandeira. O desfile estudantil tem duração prevista de duas horas, e nenhuma unidade civil pode fazer demonstrações paradas durante o percurso delimitado.

Ao todo, 20 escolas participarão representando a Diretoria de Educação de Aracaju. A Diretoria Regional de Educação 8, que abrange os municípios da Grande Aracaju, será representada por três unidades; seis unidades irão representar a rede particular e as redes municipal e federal terão uma representação cada.

Corrida do Fogo Simbólico

As comemorações pela Semana da Pátria serão abertas no dia 2 de setembro, a partir das 9h, na Praça Fausto Cardoso, com a 76ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A Corrida do Fogo Simbólico sairá da Ponte do Imperador conduzida por alunos da rede estadual de ensino.

Os estudantes irão percorrer a travessa José de Faro, praça Olímpio Campos, travessa Benjamin Constant, retornando à praça Fausto Cardoso, onde, no palanque oficial, um aluno subirá uma rampa e entregará o achote ao secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, que acenderá a pira.

Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras do Brasil, Mercosul, Sergipe e de Aracaju por autoridades presentes, além da execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda do Exército, encerrando a solenidade do dia. As comemorações pela Independência do Brasil prosseguem no período de 3 a 5 de setembro com hasteamento solene das bandeiras no Complexo Administrativo da Seed com a participação de alunos de escolas da rede estadual.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯