31 Janeiro 2014 - 22:12

Oferta de cursos do Pronatec é apresentada para sergipanos

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizou nesta sexta-feira, 31, uma reunião técnica sobre a execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Estado de Sergipe e apresentação dos cursos que serão ofertados em cada município.

A reunião contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino e com representantes do Sistema S, que apresentaram suas ofertas citando os municípios que estarão recebendo cursos nos próximos meses. Além disso, foram reforçados os critérios de estrutura física que os municípios terão que preparar para receber os cursos. Inicialmente, nessa primeira pactuação, 61 municípios serão atendidos pelo Pronatec.

“O Pronatec é um programa que nós trabalhamos com muita responsabilidade e afinco. O programa é desenvolvido diretamente com o Governo Federal e os municípios, e articulação com o Estado tem o objetivo de fazer com que o Pronatec chegue para quem realmente precisa. É fazer com que, dentro das perspectivas que nós temos acompanhado, os municípios façam a busca ativa, conheçam o seu público e consigam saber quais são as pessoas que necessitam dessa oportunidade. Assim conseguiremos diminuir, cada vez mais, os índices de miserabilidade, gerando renda”, destacou Eliane Aquino.

A diretora do Departamento de Renda e Cidadania, da Seides, Heleonora Cerqueira, destacou a importância dos Comitês Gestor do Pronatec, idealizado pela Seides para proporcionar maior celeridade na articulação entre os municípios e o Governo Federal. “Os comitês têm como objetivo principal estabelecer um diálogo entre os municípios e as instituições ofertantes de cursos, visando a profissionalização de acordo com a demanda do município. A iniciativa da criação dos comitês foi muito elogiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social”.

Os cursos de qualificação profissional executados pelo Programa Pronatec, do Governo Federal, são realizados através de convênio firmado com o Senac, Senai, Senar, IFS, SEST / SENAT. Do total de vagas, 5% são sempre destinadas aos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em Sergipe, a Seides tem a função de intermediar a articulação entre o Governo Federal e os municípios para facilitar a inserção da população nos cursos, além de promover a qualificação dos operadores municipais. As vagas são ofertadas a pessoas com baixa escolaridade inclusas no Cadastro Único e com prioridade para os extremamente pobres.
A representante de desenvolvimento profissional do Sest / Senat, Maria das Graças, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em realizar uma reunião com os municípios e os órgãos ofertantes. “Já visitei outros estados e percebi que o Governo de Sergipe é um dos poucos estados que tem a preocupação em prestar um atendimento aos municípios contemplados pelo Pronatec. Essa articulação favorece muito o trabalho que realizamos”.

Assim como os outros representantes do Sistema S, a coordenadora do Pronatec no Senac, Fernanda Mercês, apresentou a oferta de vagas para os municípios sergipanos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). “O Senac irá ofertar até o primeiro semestre, 12.428 vagas em 57 municípios sergipanos”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social de Japaratuba, Roberta Dórea, falou em nome dos demais municípios. “O Pronatec auxilia no desenvolvimento da população de Sergipe, favorecendo àquelas pessoas que estão à margem do mercado de trabalho”.

Vagas para Sergipe

O Pronatec vai ofertar 763 mil vagas para o Brasil, no primeiro semestre de 2014, em cursos de qualificação profissional para o público do Plano Brasil Sem Miséria. Isso representa um aumento de 50% em relação às vagas abertas no mesmo período do ano passado – 507 mil. Os cursos chegarão neste ano a 3.479 municípios, 644 a mais do que em 2013. Em Sergipe serão 18.309 vagas divididas em 61 municípios.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯