Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 03/03/2021 12:13

Crimes Cibernéticos disparam 65% em Alagoas

Google-Ilustração
Crimes Cibernéticos disparam 65% em Alagoas
Penedo já registrou 22 ocorrências deste crime.

Criminosos têm se aproveitado deste cenário de crise sanitária ocasionada pela pandemia para prática de crimes cibernéticos. Com um simples clique numa mensagem via sms no celular ou em algum link no grupo de Whatsapp, pode ser suficiente para deixar as informações pessoais vulneráveis aos golpistas. Dados da Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), apontam um aumento de 65% do número de crimes cibernéticos registrados em Alagoas, quando comparado a 2019, enquanto em 2020 foram registradas 151 ocorrências, em 2019 foram 99 registradas.

Dados da Assessoria Técnica de Estatística e Análise Criminal da PC-AL, revelam ainda os tipos e agravantes de delitos desta modalidade: invasão de dispositivo tecnológico (smartphones, tablets, notebooks, computadores). Quando o criminoso obtém a invasão aos dispositivos tecnológicos, os resultados do prejuízo econômico são altíssimos, mas grande parte também visa o acesso a informações de bancos e app que tenham ligação com bases do governo, programas e acesso a informações empresariais.

A sessão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas, dá algumas dicas para evitar cair em golpes desse formato.Confira algumas: Sempre desconfie de solicitações de dinheiro por mensagens; Procure entrar em contato com a pessoa que está solicitando os valores por outros meio, como ligação; Desconfie de mensagens que informem mudança de número; Informe aos seus familiares com idades mais avançadas dos cuidados que devem ter na propagação de mensagens em grupos da família.


 

Comentários comentar agora ❯