Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 09/01/2022 11:41

O excesso de exposição a claridade de dispositivos eletrônicos podem levar a cegueira ocular, saiba como se proteger

Google
O excesso de exposição a claridade de dispositivos eletrônicos podem levar a cegueira ocular, saiba como se proteger
Ao observar qualquer mudança na visão, dirija-se a um Oftalmologista..

Hoje em dia o convívio com as tecnologias tornou-se essencial para o nosso modo de vida, pois muitas pessoas passam horas em frente ao computador ou à tela do smartphone. O que muita gente não sabe é que a luz do dispositivo, como celular, tablet ou computador, faz mal à saúde dos olhos. O uso constante desses equipamentos é muito comum na atualidade, seja usado para estudar, trabalhar ou como forma de lazer, assistindo filmes e séries, estamos sempre conectados com essas modernidades. Porém, a utilização em excesso é prejudicial à saúde dos olhos, afirma o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Este cansaço nos olhos, ou secura ocular, se dá pelo excesso de exposição elevada à luz azul-violeta, ela é responsável por causar degeneração macular, uma das principais causas de cegueira do mundo. Essa exposição leva ao aparecimento de drusas que antecedem a degeneração macular, porém, os efeitos nocivos desse tipo de luz se manifestam em longo prazo e tendem a piorar de acordo com o tempo de exposição a ela. Como vimos, o uso prolongado pode ser muito danoso, e quanto maior o tempo, maior a chance de desenvolver doenças oftalmológicas.

Além desses agravos que podem ser causados com nocividade aos olhos humanos, problemas psicológicos podem ser causados pelo uso exagerado dos celulares, isso acontece porque algumas pessoas deixam de viver a realidade, ficando presas ao mundo virtual por horas, afetando o seu desenvolvimento social. Os sinais são claros, vermelhidão nos olhos, dores de cabeça, visão turva, levando a degeneração macular. Uma das principais dicas para manter a saúde dos oculares é consultar regularmente o oftalmologista, principalmente a partir dos 35 anos. Uma dica simples para ajudar na lubrificação é piscar os olhos cerca de 10 a cada 20 minutos, lembre-se o cuidado é sempre melhor.


 

Comentários comentar agora ❯