Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 22/11/2021 10:19

Enem 2021: A redação está dando o que falar

Google
Enem 2021: A redação está dando  o que falar
A próxima aplicação será no dia 28 deste mês.

Neste ano a realização da primeira etapa do Enem se deu neste último domingo (21), a prova deste peimeiro dia teve trechos da música “Admirável Gado Novo”, de Zé Ramalho, e várias perguntas sobre racismo, escravidão, erotização da mulher bem como muitas questões da entendimento indígena. Essa primeira prova teve como componente crucial a redação, sendo a única parte discursiva de todo exame, em seu tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Mesmo aqueles com certo dom para escrita, pensaram muito antes de pôr no papel ideias descritas que norteiam os valores da base central do tema. Muitos professores pelo Brasil elogiaram a escolha do tema, pois segundo eles são dados mais recentes que demonstram cerca de 3 milhões de pessoas sem nenhum documento. Ao todo são 90 questões de múltipla escolha, divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Muitos dividem opinião, ao relatar que o tema da redação mais pareceu a prova da OAB do que o Enem, mas para os padrões do exame, a prova testou a capacidade de interpretação dos candidatos ao trazer textos longos. Para aqueles que estão na primeira vez no exame, muitos definiram a prova como intrigante, desgastante, tensa e complicada. De uma coisa não se pode negar, nenhum professor ou aluno esperava um tema tão complexo assim. E você que fez, gostou do tema ? Deixa nos comentários sua experiência neste primeiro dia do exame.

Comentários comentar agora ❯