Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 28/12/2021 21:38

Golpe no Instagram: Cresce o número de vítimas dessa ação criminosa no Brasil

Google
Golpe no Instagram: Cresce o número de vítimas dessa ação criminosa no Brasil
Novo golpe no Instagram, saiba como se proteger.

Cresce o número de vítimas deste novo golpe nas redes sociais, dessa vez realizado no Instagram. Nesta ação criminosas são ofertas de eletrodomésticos e móveis usados com preços atrativos, anunciados em contas de pessoas com grande número de seguidores ou com influência no meio social. O motivo apresentado para venda do material sempre é como se um suposto amigo ou vizinho estivesse em processo de mudança, após comprar novos produtos está vendendo esses por um valor muito abaixo que o normal.

A compra é sempre direcionada por meio de transferência Pix, mediada pela rede social, mas após ser efetuado o pagamento, não é entregue o produto. Nestes casos o dono do perfil onde é feito o anúncio também não tem mais o acesso daquele perfil, podendo ter sua privacidade revelada, pedidos de empréstimos e outras ações criminosas com os dados eletrônicos contidos na plataforma digital. O hacker chega a criar um e-mail contendo o nome da pessoa e alguns dados que facilmente são vistos na rede social, hoje em dia a internet oferece essa oportunidade da integração de dados pessoais, ficando fácil uma ação criminosa no roubo de dados.

Especialistas em segurança digital, orientam que para não ser alvo desse tipo de fraude, é essencial ter senhas fortes e complexas, ou seja, que possam em sua composição envolver dígitos, números, letras especiais em caixa alta e baixa, assim dificulta a ação de roubo de dados. Outro ponto muito importante é o fator de autenticação, disponível em diversos sites e redes sociais, aqueles que já deixam a senha salva, neste caso o melhor é desabilitar. Lembrando que para maior proteção deve-se usar a verificação de dois fatores, assim para qualquer ação você receberá uma mensagem de SMS. Proteja-se!

 

 

Comentários comentar agora ❯