Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 29/12/2023 08:42

DataSensus confirma: Ronaldo Lopes vence com ampla vantagem em todos os cenários

Divulgação
DataSensus confirma: Ronaldo Lopes vence com ampla vantagem em todos os cenários
Os resultados da pesquisa indicam que, se as eleições fossem hoje, Ronaldo Lopes seria o claro favorito para a reeleição

Uma recente pesquisa de intenção de voto para prefeito de Penedo, realizada pelo Instituto DataSensus, revelou um cenário político consolidado, destacando a forte preferência do eleitorado pelo atual prefeito Ronaldo Lopes.

Ao indagar os eleitores sobre uma escolha entre os candidatos Marcius Beltrão e Ronaldo Lopes, a pesquisa apontou uma vantagem expressiva para o atual prefeito. Na pergunta estimulada, Ronaldo Lopes conquistou 70,6% das preferências, enquanto Marcius Beltrão obteve 19,1%, consolidando a liderança de Lopes.

A pesquisa também explorou diferentes cenários, incluindo mais opções de candidatos. Mesmo diante de um leque mais amplo de escolhas, Ronaldo Lopes manteve sua posição, conquistando 65% das intenções de voto, contrastando com os 13% atribuídos a Marcius Beltrão. A presença de outros nomes na disputa, como Ivana Toledo e Marcos Beltrão, não comprometeu a liderança consistente de Ronaldo Lopes.

Na modalidade de resposta espontânea, em que os entrevistados manifestam sua preferência sem estímulo, Ronaldo Lopes continua a liderar, obtendo 57,9% das escolhas, enquanto Marcius Beltrão fica abaixo dos 10%.

A pesquisa também explorou a rejeição aos candidatos, e os resultados indicaram que a ex-vereadora Ivana Toledo e o ex-prefeito Marcius Beltrão lideram nesse aspecto, com 28,3% e 26,4%, respectivamente. Ronaldo Lopes, por outro lado, registrou a menor taxa de rejeição, com 10,7%.

O levantamento realizado pelo Instituto DataSensus envolveu 815 entrevistas, distribuídas em dois estágios. O primeiro consistiu em um sorteio probabilístico dos setores censitários pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). No segundo estágio, os entrevistados foram selecionados com base em cotas proporcionais de amostras, considerando variáveis como idade e sexo.

Os resultados da pesquisa indicam que, se as eleições fossem hoje, Ronaldo Lopes seria o claro favorito para a reeleição como prefeito de Penedo. Sua liderança em diferentes cenários e a menor taxa de rejeição destacam a aceitação positiva de sua gestão entre os eleitores da cidade ribeirinha.
 

Comentários comentar agora ❯