Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 08/11/2013 14:21

Homenagem a Dr. Hélio Lopes

Hoje quero homenagear o Dr. Hélio Lopes, em seus 91 anos. Um homem cuja história de vida se confunde com a história da cidade de Penedo pela relevância de seus feitos como político e pela prática da medicina em uma época em que o toque, a atenção e a sensibilidade do homem substituíam a precisão da máquina.

É motivador e impressionável a forma como as pessoas, tanto na cidade quanto no interior, da minha e de outras gerações, falam com carinho do Dr. Hélio. É comum ouvirmos frases como: “Dr. Hélio salvou a vida de meu filho”, “Dr. Hélio me tratou de doença tal”, “Dr. Hélio me ajudou e ajudou minha família”, acrescidas de histórias de vida e de sobrevivência.

A responsabilidade social que podemos decifrar nestas revelações, nos faz refletir sobre os conceitos e conflitos atuais da medicina e nos reportam, sobretudo, à importância do ser e do dever antes do ter e do trocar.

Dr. Hélio Lopes, como médico, foi também um grande benfeitor da saúde pública como diretor médico e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Penedo por vários anos; Secretário de Estado da Saúde, quando pela primeira vez foi interiorizada a medicina com a colocação de médicos em todos os municípios e Presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas - Lifal, na época em que este realmente produzia medicamentos para a população mais carente do estado.

Como político, prefeito de Penedo, promoveu o desenvolvimento com a instalação da companhia Telefônica, a eletrificação da cidade com energia vinda diretamente da hidrelétrica de Paulo Afonso, aterrou e urbanizou o Largo de Fátima e a Orla Fluvial, abriu a estrada Penedo-Pindorama, criou o SAAE – Serviço autônomo de Água e Esgoto, transferiu a Escola Normal Rural para o atual Comendador José da Silva Peixoto e instalou a Emissora Rio São Francisco, como algumas das destacadas obras de sua administração.

Como deputado estadual, representando Penedo e região, posso destacar a atuação de Dr. Hélio em todos os assuntos de interesse de nossa cidade. Em uma de suas mais significativas atuações como parlamentar, nos idos de 1983 e início de 1984, Hélio Lopes foi o grande mentor da luta travada por Alagoas para que a recém criada Diretoria da Codevasf em Alagoas, ficasse sediada em Penedo. Até então, a Codevasf era subordinada à Diretoria de Sergipe. Atuando em parceria com o então prefeito Raimundo Marinho, foram incontáveis as gestões em prol de nossa população.

Como parlamentar por três mandatos na Assembléia Legislativa de Alagoas, Hélio Nogueira Lopes é considerado, ainda hoje, uma “reserva moral da política do estado”.

Como penedense e colaboradora das empresas do Grupo Hélio Lopes, posso dar meu testemunho de como esse homem de uma simplicidade singular, íntegro, honrado e sobretudo amante dessa cidade, preocupa-se, principalmente, com as pessoas.

Dr. Hélio gosta de gente, gosta de conhecer o ser humano como indivíduo, com suas características e singularidades. E ele ama Penedo.

É esse amor que o faz, aos 91 anos, querer percorrer as suas ruas, encontrar novos caminhos, observar as crianças e a juventude conduzindo vida pelas suas artérias. Quer conhecer cada nova construção, relembrar cada pequeno acontecimento e perguntar diariamente: Como está Penedo?

Em seus 91 anos, deixo registrados aqui a imensurável admiração e o respeito que tenho por este homem que tem, em sua vida, a virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça e que fez da integridade, um dever cumprido.

Parabéns Dr. Hélio Lopes!

Comentários comentar agora ❯

  • Cleber Lisboa Pereira MEUS PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES SÃO OS VOTOS DQAUELE QUE LHE AGRADECE UM GRANDE BENEFÍCIO QUE ME FEZ NA VIDA
  • joaozinho a câmara de vereadores de penedo ja deveria criar a comenda Helio Lopes esse politico que saiu ileso e nada desabonou a sua conduta moral como prefeito de penedo como deputado estadual, secretario de saudê do estado e também como representante do Linfal parabéns Helio Lopes