Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 12/01/2010 15:34

A arte de comentar

Um site de notícias tem lá as suas características. Uma delas é que o avanço tecnológico permite que humanos exercitem o que a legislação brasileira tipifica como: direito de livre expressão.

Por isso os sites têm o espaço para COMENTÁRIOS. Consequentemente, as notícias postadas e os blogs fazem com que qualquer pessoa possa expor sua opinião, fazer um comentário, o que não significa, necessariamente, que todas as pessoas, mesmo que tenham direito, tenham capacidade para fazê-lo.

O apelo dos sites de que “você pode comentar”, é uma ferramenta que não se baseia na complexidade do pensamento humano, mas na ânsia de contar as visitas a cada postagem, afinal de contas, jornais sobrevivem de leitores, rádio sobrevive de ouvinte, a televisão de telespectadores e os sites de visitantes.

Comentar é um exercício muito delicado. Primeiro porque, apesar de todos terem informações disponíveis, nem todos são capazes de transformar essa informação em reflexão e aprendizado.

Fazer um comentário é expor seus conhecimentos sobre determinados assuntos e mais sério ainda, expor o que você pensa, que é como desnudar seus valores morais e éticos.

Eu, particularmente, considero o verbete COMENTÁRIOS como errôneo, uma vez que no nosso meio, comentarista é um especialista, um profissional que versa sobre determinado assunto, ou vários, porque tem conhecimentos específicos, vivência, experiência e informações privilegiadas. Se assim não for, melhor ficar calado do que passar vexame.

Mas, se a legislação proíbe o anonimato, a tecnologia permite e por trás desses comentários há pessoas que jamais assumiriam publicamente uma posição, seja ela política, religiosa ou ideológica e aproveitam-se da tecnologia para tentar esconder-se atrás de um teclado de computador.

Covardes?, não creio. Apenas pessoas que não conseguiram entender a importância da “liberdade de expressão” e sua essência que reside no sagrado direito de viver em um país onde, apesar de todas as mazelas, é democrático.

Comentar é uma arte. A arte de saber o que dizer e em que momento deve ser dito. Assim sendo, um comentário, uma opinião, uma nova visão sobre algum argumento podem ser bastante enriquecedores e até mesmo promover uma maior reflexão sobre determinado assunto.

Comentar não é estar a serviço de alguém ou de algum grupo, muito menos encardir a linguagem com palavras obscenas ou tolices demagógicas.

Comentar é ter uma concepção equilibrada da atualidade e estar conectado com a história, é conceituar princípios e ter disciplina, respeitando os limites da inteligência do próximo leitor-visitante-internauta que, muitas vezes, é infinitamente superior à do próprio comentarista e tem visão anos luz à frente, sendo, portanto, capaz de entender o significado das entrelinhas e o endereçamento dos “comentários”.

Comentar é um direito que deve ser exercido com sabedoria, elegância e, sobretudo, conhecimento de causa. Qualquer expressão que fuja desses princípios será como um espasmo de neurônios ensandecidos pelo odor de um destempero intelectual.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Cel Pinheiro Parabéns pelo texto! E minha tia Tutua manda um abraço p vc e relembrou a sua história de uma pessoa que lutou muito com dignidade para ser essa pessoa maravilhosa q é vc. Parabéns pela sua luta!!!!!
  • Pedro Soares Muito boa sua explanação. Infelizmente existem pessoas que só comentam o conveniente, não destingem o certo do errado e o pior, não tem conhecimento sobre o assunto e em nada contribuem para a melhoria de nossa comunidade. São os fofoqueiros de plantão. Não acredito em comentários ou opiniões que não acrescentem nada. Um grande abraço.
  • Paulo Roberto O grande problema é que é muito bom apontar os erros dos outros, e não aceitar quando a gente é sensurado.
  • jorge vilela Acho que nós que gostamos de deixar comentários em diversos sites sobre diversos assuntos, temos sim que saber o que digitar, mostrando nossa opinião sem denegrir a imagem de quem quer que seja, independente de crença religiosa, partido, cor ou raça. se temos afinidade por alguém ou algo que é o alvo do assunto pertinente ao comentário, devemos dar a nossa opinião sim, procurando saber o limite entre liberdade (de expressão) e libertinagem!
  • Themis Vécio Excelente texto, minha querida irmã. Sempre observo esses comentários maldosos que servem mais como fofocas com carapuça de pessoas pertinentes.Devemos expor nossas opiniões, lutar por nossos ideias, mas com dignidade.Um xerummmmmm!!!!!!
  • Themis digo impertinentes. kkkkkkkk
  • cido QUEM TRABALHA COM VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, DO TIPO RÁDIO, TV, JORNAIS, ETC. PRECISA SER O MAIS PROFISSIONAL POSSÍVEL, DEIXANDO DE LADO AS PAIXÕES PARTIDÁRIAS, RELIGIOSAS OU QUAISQUER QUE SEJAM, A FINAL, AS CONCESSÕES QUE SÃO DADAS Ñ PODEM ESTAR A SERVIÇO DE GRUPOS, POIS COMO DIZ UM DITADO POPULAR, UMA MENTIRA CONTADA MUITAS VEZES VIRA UMA VERDADE.
  • Felipe Meira Falou e disse Cido... Em primeiro lugar está o profissionalismo, no entanto, no Brasil, é de praxe que os grandes veiculos de comunicação tentem manipular o povo de acordo com os seus interesses e de grupos que os favorecem... Abraço a todos :)
  • Fábio Opa então precisamos mudar a opção de deixar comentário para (deixe sua opnião pessoal), mais vejamos bem será que uma opnião não pode ser um comentário? Será que todo mundo que tem o desejo de expressar sua opinião de forma coerente e verdadeira vai ter que se calar pq não é um profissional???????? da comunicação????????poxa desculpem os profissionais comunicadores mais realmente acho que se, imcomoda os cometário então mudem as opções de comentário para (deixe aqui a sua opnião). Outra coisa vivemos em um pais livre onde todos temos o direito de nos expressar se não for aqui vai ser de outra forma mais calado nunca e isso não tem nada haver com pilitica so para deixar claro.
  • Carlos Quem fala o que quer houve o não quer, assim diz o ditado popular. Agora, exigir de um povo mal formado, comentários brilhantes é bricadeira! É bom começar a olhar para a própria casa, digo os profissionais que fazem a imprensa falada e escrita da nossa cidade. E além disso em terra de cegos quem tem um olho é rei( ou rainha). Deixe o povo falar mulher!!!!!!! É melhor ás vezes falar bobagens do que ser tendencioso.
  • Tiago Gostaria de enfatizar que liberdade de expressão é um direito que todos nós possuímos de manifestar livremente nossas opiniões e pensamentos, e para tanto, todas as opiniões e pontos de vistas devem ser ouvidos e respeitados. De forma alguma, comentário só pode ser feito por uma pessoa qualificada para tal, até pode, no entanto, este espaço é destinado para ouvir os pontos de vista dos cidadãos penedenses, sejam eles, católicos, negros, brancos, ricos ou pobres, intelectuais ou não. Independente de bobagens como definições de comentário, crítica, opinião dentre outros, o que realmente importa é ouvir a voz do povo. Afinal, vivemos em um país "democrático" que deveria fazer jus aquela velha frase: "a voz do povo é a voz de Deus".