Coronel Pinheiro

Coronel Pinheiro

Formado em Direito e Ex-Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas

Postado em 20/11/2016 15:22

Cuidados na compra de um veículo.

              A transferência do veículo é de extrema importância, pois pode evitar futuras dores de cabeça. Saiba o que fazer para deixar toda a documentação em ordem e evitar possíveis armadilhas.


1° Preencha e date os documentos envolvidos no negócio. Guarde uma cópia de tudo;
2º Certifique-se de que o veículo está em nome do vendedor;
3º Confira toda documentação do veículo( Certificado de registro e Licenciamento anual, comprovante de pagamento do IPVA e seguro obrigatório e os pessoais: CPF,RG,endereço e telefone);
4] Verifique o número do chassi. Qualquer sinal de alteração, combine uma vistoria no DETRAN ou Ciretran;
5º Verifique junto ao órgão de trânsito se há multas a pagar, dividas ou mandado judicial de busca ou apreensão;
6] Caso você seja o comprador, prefira deixar um pequeno sinal, mediante recibo.
7] Se você é vendedor. Só entregue o carro após receber a quantia acertada e com o processo de transferência já em andamento.


               Outras dicas apesar de serem do conhecimento público nunca é demais observar. Verifique a lataria enrolando um imã numa flanela e passe pela lataria. Caso se desprenda há sinal de massa plástica. Leve para um mecânico de confiança para verificar o motor.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Carlos parabéns pela orientação.. Tive dor de cabeça justamente por não ter olhado alguns itens desses.
  • Paulo Segurança nunca é demais!!!
Postado em 30/05/2016 15:18

Organização criminosa do tráfico de drogas

       O estudo sobre organização criminosa é relevante do ponto de vista social. A delinquência disciplinada, astuciosa, violenta e corruptora são traços marcantes da quadrilha. Acabar com essa mazela é uma verdadeira batalha que desafia todos os dias as polícias e a sociedade.
        A lei nº 11.343/06, institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, adotando a expressão drogas para definir o objetivo material dos delitos em questão.
        A organização dos traficantes funciona num esquema rigoroso. Os integrantes destinam uma parte do “lucro” ao caixa da facção. O dinheiro arrecadado pelo chefe geral é dividido para a destinação certa sobre o seu destino e por isso que ocorrem mortes de usuários devedores e membros desviados.
        Há uma formação hierarquizada : Chefe, torre, bicho papão, disciplina, soldados e aviõezinhos. Torre são as lideranças depois da chefia que repassam as ordens e em caso de acontecimento de algo incomum com o chefe, assumem a liderança. A responsabilidade do bicho papão é a de arrecadar o dinheiro do tráfico, tanto fora como dentro das cadeias e ficam em cada lugar onde ocorre as chamadas ”bocas”. O disciplina compete o controle de todos sobre as determinações da organização. Os soldados do crime podem ser detentos ou bandidos livres . São os executores que atacam, matam, queimam e detonam tudo e todos. E os ”aviõezinhos”, chamados também de “vapores”, ficam sempre alertas para em qualquer eventualidade avisarem sobre presença de estranhos na “boca” de fumo ou sobre possíveis ataques de facção contrária. A sintonia das quadrilhas é  feita por quem receber essa delegação, podendo ser inclusive usuário.
        A luta incessante é de fundamental importância para que o “poder” do crime não assuma o papel do Estado. E as famílias ficarem sempre atentas nesse caminho sem volta que já tirou a vida de  vários jovens da nossa terra.


 

Comentários comentar agora ❯

  • Carla Parabéns coronel! temos que cuidar da familia.
  • Penedense Pura verdade Cel. Pinheiro,vc sempre nos orientando com a sua experiência adquirida na sua trajetória militar.''A luta é incessante mesmo''.
  • Amanda Sempre com mensagens de orientação! Ensinamentos para a familia e sociedade em geral. Obrigado!!!!
Postado em 24/02/2016 12:20

As famílias abraçadas pela violência

                         Vivemos atualmente em pânico. Todos os dias acontecem assassinatos, roubos, estupros e outros tipos de atrocidades que alarmam a população. Vidas ceifadas de mulheres e crianças causam uma repugnância maior e nos deixam perplexos a respeito da maldade humana.
                          Um ponto para reflexão é que temos a cultura da arma de fogo. Somos obcecados por armas. Mas a questão é: Recebemos imagens de armas de fogo e de seu uso por meio de filmes, tv, jornais e celulares. Copiamos a cultura americana de portar arma para defesa. Nossos filhos são fascinados por jogos de guerra em computadores e armas de brinquedo. È um problema que toda sociedade tem que enfrentar rapidamente e começar a cultura da paz nas escolas.
                          Em áreas urbanas, onde ocorre a maioria dos homicídios se deve a motivação de tráfico de drogas e briga entre facções. Entretanto, verificamos que pessoas sem histórico de criminalidade são atingidas nessa guerra sem precedentes.
                          Observamos que o simples fato de estarmos no ambiente de trabalho e na nossas casas não seja mais seguro e nem  iniba os bandidos de cometerem crimes. Isso é preocupante! Não é possível ficarmos passivos esperando as próximas vítimas. O perigo é aceitar que viver é um risco aceitável. Não é possível continuarmos como mero expectadores sem as devidas mudanças na legislação penal. Não se concebe que alguém que mata , sem as exclusões da ilicitude, permaneça em liberdade e rindo de toda sociedade. E que todo cidadão que se encontre armado sem o devido porte, não sofra uma dura pena. Quem trabalha na área policial vivencia vários criminosos cometerem os mesmos crimes. Acorda Brasil! Acorda Alagoas!
 

Comentários comentar agora ❯

  • ROZEMEIRE TAVARES ESTE REFLETE O PARAMENTO DA VIDA QUE , PRECISA DE MAIS A TENÇÃO .POR PARTE DE TODA SOCIEDADE PARABÉNS PELO TEXTO
  • Mario Grande reflexão! Poucos ainda lutam contra a inércia política que afeta diretamente a segurança de todos nos.
  • Bela É lamentável essa violência que virou rotina na nosso Brasil. Muita tristeza infelizmente.Verdadeiras palavras Coronel Pinheiro,vc como sempre nos orientando com a sua experiência e sabedoria na sua trajetória militar. Acorda Brasil!
Postado em 20/01/2016 11:10

Carnaval chegando! Um olho na folia e outro nos “malas”

         O carnaval representa a maior festa popular brasileira , sendo cada um do seu jeito com muita irreverência e alegria. Muitas pessoas procuram ambientes mais sossegados, em sítios, fazendas , casas na praia(algumas), outras preferem a euforia dos desfiles em blocos, trios, bailes e festas nas ruas. Enfim! Tudo é válido para uma diversão tranquila e segura.
         Na alegria do carnaval o indivíduo chega ao extravasamento, fazendo uso imoderado de bebidas alcoólicas e o consumo de drogas cresce assustadoramente, sendo causador de delitos leves e graves.
         Há grande aumento de crimes: Roubos, furtos, estupros, assassinatos, lesões corporais, crimes contra o patrimônio, contra os costumes . Nas estradas, o tráfego de veículos aumenta consideravelmente , o que faz crescer os números de acidentes.
         Muitos bandidos aproveitam o que conseguiram com o dinheiro do crime para alugar residências em locais movimentados e passarem despercebidos para o cometimento de delitos. Alguns se aproveitam da rixa para “eliminar” seus desafetos, causando tumulto com consequências danosas.
         As brigas, disputas, lutas e desavenças elevam os números da violência nesse período. O maior perigo acontece na madrugada e final de festa. Pessoas de má índole e movidos pela droga e álcool causam danos em bares com o objetivo de não pagarem a conta e importunam quem atravessar na sua frente.
          Para os profissionais da segurança pública todo cuidado é pouco. Afinal, muitos bandidos acreditam que podem “ meter bronca” sem ser admoestados.  As famílias devem orientar seus filhos para ficarem atentos aos copos de suas bebidas e desconfiar de desconhecidos , bem como evitarem qualquer provocação, visto que muitos bandidos inescrupulosos andam armados e ficam valentes e corajosos quando estão com turma para saciar sua brutalidade.
 

Comentários comentar agora ❯

  • paulo excelente texto! esperamos que todos os penedenses brinquem com harmonia.
  • Morena Parabéns Coronel Pinheiro,excelente texto! Sempre alertando toda sociedade com a sua grandiosa experiência de vida.
Postado em 07/01/2016 09:02

Festa de Bom Jesus dos Navegantes/Penedo/AL: Ir e vir com segurança

              A festa de Bom Jesus dos Navegantes no município de Penedo/AL é tradicionalmente uma festa popular que reúne fiéis de todo o estado e turistas num clima de homenagens e festejos. Há grande movimentação de pessoas e veículos quebrando a rotina dos penedenses.

              A grande maioria das pessoas tem o objetivo de usufruir e se divertir. Na contramão da euforia alegre e salutar das comemorações artística ,religiosa e cultural, aparece os “oportunistas”, “ batedores de carteiras”, “ vaporistas”, traficantes e usuários de drogas e bandidos da pior espécie, travestidos de pessoas comuns, esperando o momento propício para aplicar seus golpes.

               Para a sua segurança no evento fique atento(a) para algumas situações como: Brinque sempre com turma de amigos, não transite sozinho(a) pelas ruas, leve dinheiro suficiente para o festejo da noite, não pegue carona com estranhos, se levar celular use somente se for necessário e evite bater papo pelo Whats e ficar tirando fotos mostrando para os malas o valor do seu aparelho, evite dirigir se ingerir bebida alcoólica e/ou prefira ir de táxi ou com amigos que não ingira álcool.

              As mulheres devem evitar levar bolsas com todos os documentos e principalmente perambular sozinha no meio da multidão, podendo sofrer assédios muitas das vezes violento. Deve ter cuidado com esbarrões aparentemente acidentais e nunca perder de vista seu copo de bebida diminuindo as chances do “boa noite cinderela” que ainda faz muitas vítimas.

              Nessa festa os gracejos por parte de moleques e engraçadinhos tornam-se comuns, ocasionando o atentado contra os costumes. Os atos obscenos e as importunações ofensivas ao pudor aumentam e ocasionam brigas podendo culminar com lesões corporais ,tentativas de homicídios e homicídios. Muitos delitos iniciam-se através de uma simples piada.

              O momento é de descontração . Qualquer indício de crimes e pessoas em atitudes suspeitas avise as polícias e seguranças presentes ao evento
 

Comentários comentar agora ❯

  • paulo Belo texto de segurança!
  • Morena Obrigado Coronel Pinheiro,seus conselhos é de grande importância para todos que vão curtir a grande festa de Bom Jesus dos Navegantes.
  • NANCY Excelente texto,
  • messias Parabéns coronel! Numa conversa com o senhor ouvi a sua preocupação com o final da festa que falou sobre muita gente bebada e urinando em qualquer lugar q poderia ocasionar brigas.
Postado em 02/12/2015 11:09

Internet - Campo fértil para pedófilos.

                    Pedofilia é  um problema atual e preocupante e que  todos os pais ou responsáveis que tenham crianças sob suas responsabilidades fiquem atentos ao comportamentos de seus filhos. É de fundamental importância o conhecimento de que pedófilos ( Aquele que tem atração sexual por crianças) , ficam navegando na internet em busca de vítimas para satisfazer suas fetiches ou para aliciar menores com intuito de escraviza-los numa rede de prostituição infantil.
                    Preliminarmente, convém ressaltar o fato de que os pais devem observar seus filhos quanto ao uso do mundo virtual, um simples jogo inocente, pode esconder criminosos perigosos . Esse bandidos, geralmente, são homens e agem de forma sedutora, pedindo fotos, telefones, nome completo, endereço e qual escola estudam. Tudo para preparar um possível estupro, ato libidinoso ou sequestro. Ele entra na mente da criança e a faz acreditar que deve largar tudo , alimentando sonhos que poderão se transformar em eterno pesadelo.
                     As páginas da internet de sites de relacionamentos se multiplicam sem nenhum controle. São usados perfis falsos Alguns criminosos recruta outros menores de boa aparência para seduzir e atrair suas vítimas para um local onde eles possam agir sem que ninguém tome conhecimento.
                    A pedofilia movimenta milhões de dólares em todo o mundo. Esses facínoras encontram no anonimato da  internet um campo diversificado para agir. Toda atenção e conversa com as crianças no sentido de orientação é válida. Exponha  para que eles só conversem com quem realmente conheçam e não se impressionem com fotos bonitas que podem esconder um calhorda da pior espécie.
                     Denuncie sempre para as polícias militar, civil, federal e conselhos tutelares qualquer indício do crime de pedofilia. Lembre-se: Esse tipo de crime pode gerar graves consequências psicológicas e físicas.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Alfredo Excelente texto! como sempre de grande valia. Parabéns amigo.
  • Sonia Deveria haver pena de morte para esse criminosos que atacam crianças.
  • Faby Ótima explanação sobre o tema abordado. Linguagem direta e acessível a todos e com ênfase maior na orientação aos pais para proteger e resguardar seus filhos contra esse crime tão danoso a sociedade.
  • Morena Parabéns Coronel Pinheiro! Você está colaborando bastante com a sociedade penedense,compartilhando os seus conhecimentos e informando como devemos agir.
Postado em 14/11/2015 11:23

Policial Militar : Espírito de sacrifício

             Conversando com alguns jovens na indagação de como é ser policial militar, cheios de sonhos e dúvidas típicas da idade, prometi que iria postar algo sobre a profissão
“ Ser policial é sobretudo uma razão de ser. É enfrentar a morte, mostrar-se um forte no que acontecer.” O policial militar precisa ter um ideal no coração em servir a sociedade. Necessita  amar sua pátria e por ela sacrificar sua vida, dignificando sua família e valorizando seu lar.                 Buscar constantemente o aperfeiçoamento físico e mental , não sendo indiferente, insensível e muito menos desanimado. O sucesso não deve subir a cabeça e as derrotas não o devem abater.
               A apresentação pessoal deve ser cuidadosa, sabendo que a boa aparência é uma manifestação de polidez. Deve se portar com boas companhias e evitar lugares em atitudes suspeitas. Procurar ser correto na linguagem e nas atitudes, escutando os mais velhos para aproveitar suas experiências.
              Sempre trabalhar por prazer profissional e pela alegria em servir, agindo com firmeza e principalmente ser ético, não permitindo jamais que fofocas abalem a instituição, primando sempre pela formalidade processual. Ter em mente a consciência do perigo, não hesitando em cumprir seu dever sem negligenciar a sua segurança e de terceiros.
               A nossa maior testemunha é a sociedade. Se agir dentro da lei receberá aplausos e se agir com desvio de conduta responderá nos trâmites legais e perderá a chance de mostrar aos filhos o exemplo de homem e profissional que eles tanto admiram.
               Seja no policiamento ostensivo a pé ou das viaturas, no dorso do cavalo, no trânsito, nas motocicletas, no serviço velado, aéreo ou aquático combatendo marginais, devemos agir com honra, moral e lealdade.

Comentários comentar agora ❯

  • Sonia Que belo texto. Não encontramos essas orientações para mostrar nossos filhos. Agora temos uma mensagem da nobre profissão. Obrigado!
  • Carlos Umas das mais belas profissões. você é um exemplo para a geração penedense.. Orgulhamos de você e da sua familia.
  • José Pacheco É um sonho em me tornar policial militar.
  • Valquiria Você é um grande policial, mas quando digo grande, é porque vc é grande nas suas atitudes, pq vc faz com amor. De todos os textos, esse foi o mais bonito, emocionante, perfeito. Força e Honrra sempre GUERREIROS !
Postado em 04/11/2015 11:37

Assédio Sexual e Moral! Além da falta de respeito.

           Situação difícil e constrangedora o assédio sexual é um crime tipificado no Código Penal, artigo 216 – A e na Lei nº 10224, 15/05/2001. Define-se como qualque comportamento sexual indesejado, podendo ser apenas critérios de conotação sexual. As vezes o assediador tenta camuflar brincadeiras e flertes para praticar o assédio. Fere a honra, a intimidade e a dignidade da pessoa humana. Tem que haver a rejeição e a escusa da ofendida ou ofendido.

            Um elogio, cantada, promessa de promoção, promessa de demissão – O famoso “dar ou desce”, um galanteio exagerado no trabalho, caracterizam o crime de assédio sexual, desde que sem a anuência da vítima. Para se ocorrer o crime tem que haver dois requisitos: A relação de trabalho e a ascendência hierárquica. A vítima pode ser homem ou mulher, bem como o agressor também.

            A coragem para denunciar é importante para coibir e frear o assediador(a). Se alguém está passando por fato assim, deve procurar o sindicato da sua classe ou a Justiça do Trabalho. Para ocorrer o crime a hierarquia entre ambos é primordial.

            Já o assédio moral ocorre uma conduta abusiva no trabalho contra o trabalhador(a). Pode-se aplicar o texto constitucional nos artigos 5º e e7º, inciso XXX, da Constituição Federal, além do artigo 483 da CLT, podendo ainda o agressor responder por outros crimes do Código Penal. Há um terror psicológico com gritos, boatos e tentativa de rebaixar o trabalhador(a) ou levá-lo(a) ao cansaço extremo com atividades irrisórias ou complexas. Causa depressão na pessoa e muitas vezes leva a diminuição laboral da vítima.

             A arma do cidadão(ã) é a denuncia! Anote a humilhação sofrida e evite conversar com o agressor(a) sozinho(a). Avise e alerte que não está se sentindo confortável com aquela situação. Um problema facilmente identificado é o medo de perder o emprego e isso leva as pessoas a se sujeitarem aos abusos. Cabe uma indenização.

            O problema é que a maldade existe. Há medidas e soluções para combatê-la. E para que o agressor(a) não fique no anonimato e se torne forte com mais ousadia fazendo novas vítimas, coloque a boca no “trombone”.


 

Comentários comentar agora ❯

  • Robson Excelente explicação. O que recebo de relato de assédio aqui na nossa cidade é enorme. Acho que agora vai aumentar as denuncias.
  • Cicera Isso que mais acontece! São muitos casos e ocorre sempre com tarados de plantão, por isso que ocorre crimes pq tem cara que acha que pode tudo.
  • Morena Parabéns Pinheiro! É muito interessante pra população ficar ciente dos devidos cuidados que devem ter diante dessa situação. É fazer o que realmente tem que ser feito:Denunciar,essa é a nossa arma!
Postado em 26/10/2015 13:28

Drogas :Escravidão e morte!

            Há neste século XXI a busca pela superação de um grande mal que assola a sociedade – as drogas. Perdemos nesta guerra, além dos policiais que dão sua vida para combatê- las , jovens e crianças. Precisa de uma sofisticada investigação e da união de forças para atuar nas causas estruturais do crime, como integração, interação e cooperação dos agentes e sociedade.
             A procura das drogas é encarada pelos usuários como refúgio às frustrações e sensação de liberdade e independência. Para os traficantes quanto maior o número de “fregueses viciados”, melhor.sua "boca". As escolas e grandes eventos são os locais mais assediados pelos bandidos.
              A maconha e a cocaína e seu subproduto o “crack” tem dado aos traficantes lucros obtidos com a venda. E o pior – sensação de poder. Isso causa um problema de ordem social com indivíduos “dependentes e inúteis” para a produção do trabalho..
              A criminalidade aumentou, não só nas favelas, mas em qualquer outra zona dominada pelo tráfico. Há falta de políticas públicas nesse local e o “poder” do crime assume o papel do Estado. Aí leitores! Fica extremamente complicado lutar nessa briga desigual e desumana, porque traficantes não tem sentimentos de piedade e muito menos remorso,  e ainda  punem todos com a pena de morte.
               Este mal atinge o individuo como uma bomba devastadora. Acaba com sua moral, sua razão de viver e leva junto tudo que foi produzido e investido pela sua família. Pela seriedade e gravidade do problema que a PMAL vêm há anos, com sucesso, investindo no PRERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, para incutir nos jovens que a vida é nosso maior bem.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Carlos Parabéns! Belo texto e profundo conhecimento.
  • Alda Pura verdade. cada vez a violencia cresce e está matando muitos jovens e policiais e não se ver nada de eficaz pelo governo
  • Herminia Orgulho de ver um filho de Penedo se preocupar com causas tão nobres. Meu filho fala que quer ser Pm e olha todo dia suas noticias. Parabéns.
  • Maria Núbia de Oliveira Todo assédio é constrangedor. Mas aquele assédio em que um ser que impressionar o outro ser, é terrível! Assédio pelo olhar, assédio pela conversa que não acaba nunca, assédio por um elogio demasiado. Conheço o predador de longe! Tenho sido vítíma. E tenho fugido, mudando caminhos.
Postado em 13/10/2015 16:11

Assaltos em Shoppings

                               

                        Há um crescente número de assaltos em shopping centers no Brasil. Isso tem preocupado as autoridades e a sociedade em geral. Tivemos um caso no Rio de Janeiro em que um vigilante foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Este tipo de delito tem assumido , nos últimos dias, um caráter de rotina, podendo alcançar a nossa Alagoas

.
                        Para enfrentar as quadrilhas que vêm atuando  é importante uma união de forças, principalmente,dos responsáveis pela segurança desses centros, em investimento maciço de pessoal e equipamentos , com emprego de barreiras ou obstáculos, cursos para os  seguranças, monitoramento em todo o interior das lojas e adjacências do shopping, visando dificultar ou interromper os prováveis eixos de fuga de delinquentes, contando com a parceria das polícias, para antecipar de forma preventiva, assegurando ao cidadão uma tranquilidade no seu lazer e nas suas compras.


                         O “ modus operandi” dos assaltantes é praticamente um só. Chegam como clientes e se dirigem ao seu alvo planejado. Geralmente em número de três a sete, executam o roubo e saem causando o maior tumulto e pronto para atirar em quem estiver na sua frente. O alvo pretendido são joalherias e casas de câmbio. Mas podem atacar clientes e realizar  sequestros relâmpagos. Aí a intervenção da polícia é importante para salvaguardar a vida da vítima.


                       Por isso que o planejamento específico da segurança do shopping deve ser feito em comum acordo com a polícia, para contato em qualquer atitude suspeita e que a força policial rotineiramente efetuem blitz nas imediações dos estabelecimentos e possíveis locais de cerco. Havendo ainda  o investimento nos meios de comunicação para um rápido acionamento do policiamento.
 

 

Comentários comentar agora ❯

  • Danilo Verdade! os shoppings só pensam em ganhar dinheiro. Excelente texto para a sociedade cobrar mais.
  • Carla deveria haver punição aos shoppings que não investem na segurança.
  • Mario Parece que adivinhou. Hoje saiu no Bom Dia Brasil uma matéria falando sobre isso. Acho que leram o seu blog amigo. Parabéns! Realmente as autoridades tem que se preocupar para não morrer mais gente do que está morrendo. Nunca vi tanta violencia.