02 Março 2013 - 14:06

Programa qualifica pessoas e empresas em Alagoas

A Copa 2014 está chegando e Alagoas tem a oportunidade de capacitar e qualificar mão de obra para o mundial. Os Ministérios do Turismo e da Educação fizeram uma parceria para levar o “Pronatec Copa na Empresa” ao setor do turismo no Brasil. São mais de 44 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai capacitar quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor. A oportunidade se estende para o empresário que deseja capacitar a sua equipe, focando no bem receber e recepcionar os turistas brasileiros e estrangeiros que frequentam o empreendimento.

O “Pronatec Copa na Empresa” oferece cursos presenciais e gratuitos, nos locais e horários sugeridos pelo empregador. Os participantes também receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos e estar próximo aos 119 destinos incluídos no programa. Outras informações pelo telefone 0800.606.8484 ou acesse www.pronateccopa.turismo.gov.br.

Segundo o programa, a qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para preparar o Brasil para os grandes eventos que o país receberá. De acordo com a secretária de Estado do Turismo (Setur), Danielle Novis, capacitar os prestadores de serviços turísticos de Alagoas para atender os visitantes com qualidade e competência é essencial. “A capacitação fortalecerá a imagem de nosso Estado como destino turístico”, afirma.

Em Alagoas, duas cidades poderão contar com o Pronatec Copa na Empresa. Maceió e Maragogi - os dois destinos indutores do Estado - atenderam a parâmetros e quesitos exigidos pelo Ministério do Turismo (MTur) no que se refere à capacidade de atendimento ao fluxo turístico nacional e internacional.

Para a coordenadora do Programa em Alagoas, Gabriella Chernichiarro, diretora de Promoção de Capacitação e Qualificação da Setur, o Pronatec Copa na Empresa auxiliará em um dos pilares mais importantes para o Turismo: a qualidade na prestação dos serviços. “Esta é uma excelente oportunidade para o setor receber uma fatia dos investimentos para este grande evento”, enfatiza.

Ainda segundo a coordenadora, serão realizadas duas reuniões para alinhamento de informações e levantamento das demandas. A primeira acontecerá em Maragogi, no dia 14 de março, às 9h, na Secretaria de Educação, com a presença de representantes das associações de classe para atividade turística. Os associados também poderão participar.

Pronatec

Criado no dia 26 de Outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011, pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Com a captação da Copa das Confederações Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, para o Brasil, foi criado o Pronatec Copa, cuja meta é oferecer 240 mil postos de trabalho até 2014.

Atualmente fazem parte do Pronatec Copa na Empresa, os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Alagoas.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯