02 Dezembro 2011 - 13:40

Consesp destaca ações de combate à criminalidade em AL

As ações de combate à criminalidade em Alagoas, principalmente o tráfico de drogas e o tratamento a dependentes químicos foram destacadas durante a abertura da 42ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), ocorrida na noite desta quinta-feira (1) no Museu Palácio Floriano Peixoto. O evento é encerrado nesta sexta-feira com palestras e câmaras temáticas sobre a segurança pública.

Para a secretária nacional Antidrogas, Paulina Duarte, Alagoas “é um dos poucos estados que vêm enfrentando o problema das drogas de forma pragmática e corajosa, ao desenvolver uma política de tratamento aos dependentes químicos”, disse.

“O Governo do Estado não apenas está fazendo um trabalho de repressão às drogas, como também vem prestando uma atenção especial aos dependentes químicos, por meio da implantação de um rede de acolhimento”, comentou, acrescentando que Alagoas será contemplado com as diversas ações de combate às drogas, cujo programa será lançado pelo governo federal.

Em seu pronunciamento, o governador Teotonio Vilela Filho, reafirmou que a segurança pública é uma das prioridades de sua gestão, que vem combatendo a criminalidade de forma organizada, a partir de diversas programas e ações planejadas pela Defesa Social.

“Tivemos avanços na área de segurança, mas é preciso fazer muito mais para combater a criminalidade”, afirmou, lembrando que em Alagoas sequestros e crimes de mando praticamente foram zerados. Hoje, o secretário da Defesa Social e sua equipe tem toda a liberdade para trabalhar, sem nenhuma ingerência política”, disse.

Destacou ainda o governador que a Secretaria da Paz vem desenvolvendo um excelente trabalho no atendimento a dependentes químicos a partir de parcerias com outras órgãos públicos e instituições sociais. “Criamos a Secretaria da Paz para ampliar a nossa política, levando também às escolas uma cultura contra as drogas”, afirmou.

Já o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, ressaltou os projetos de segurança implantados pelo governo. Segundo ele, experiências exitosas em outros estados, como o Polícia Comunitária e Ronda Cidadã, estão dando resultados positivos no combate à criminalidade em Alagoas. “Acreditamos que estamos no caminho certo para reduzir os índices de violência em nosso Estado”, afirmou.


Adesão - Durante a solenidade de abertura, o Governo do Estado assinou o termo de adesão ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad). O convênio entre os governos federal e estadual prevê que recursos de apreensão de bens e valores do narcotráfico sejam destinados a políticas antidrogas no País.

Também assinaram o documento – que assegura o compromisso de alocar verbas para ações realizadas na área, como prevenção e tratamento de usuários – a secretária nacional Antidrogas, Paulina Duarte; o secretário Dário César; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, e o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Eduardo Tavares.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯